Site segue a desflorestação no mundo

Nova ferramenta permite seguir em tempo quase real a desflorestação em todo o mundo e poderá ajudar no combate ao corte ilegal de árvores.

A Global Forest Watch lançou a ferramenta no seu site com o apoio da Google, de outras empresas e de ativistas. Com recurso aos mapas da Google, a Universidade de Maryland criou algoritmos que permitem a partir de agora seguir de perto transformações significativas nas áreas florestais. A esperança é que com o recurso a esta ferramenta seja possível avisar as autoridades e/ou ativistas dos países onde se verifique o corte de árvores de forma indiscriminada.

Dados recolhidos pela Google e para Universidade de Maryland demonstram, segundo a BBC, que entre 2000 e 2012 o mundo perdeu 230 milhões de hectares de árvores. Segundo alguns ativistas, cada ano é cortado o equivalente a 50 campos de futebol de árvores.

Esta tecnologia vai mais longe, pois será possível tanto aos ativistas como as comunidades locais acederem a imagens das florestas mais vulneráveis.

Mais Notícias