Nokia lança o seu primeiro 'tablet'

O primeiro "tablet" da Nokia chegará ainda este ano ao mercado, confirmou a empresa finlandesa hoje no seu evento Nokia World 2013. Com um ecrã de 10,1 polegadas e equipado com o Windows RT 8.1, o Lumia 2520 é a aposta da Nokia para combater os seus concorrentes. Também hoje, a Apple apresentará os seus novos iPad.

Foi na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dabi, que a Nokia realizou aquele que, provavelmente, foi o seu último grande evento. Envolvida num processo de compra por parte da Microsoft, que deverá estar concluído apenas no próximo ano, a Nokia confirmou hoje ao mundo o lançamento do seu primeiro "tablet", o Nokia Lumia 2520.

O Nokia Lumia 2520 vem equipado um ecrã de resolução de alta-definição e 10,1 polegadas, incluindo ainda um processador quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHz e 2GB de RAM. O espaço de armazenamento é de 32 GB, mas esse número pode ser expandido via cartão de memória. A câmara traseira é de 6,7 megapixels e permitirá a gravação de vídeo em 1080p. A Nokia promete ainda uma autonomia da bateria de 600 horas em stand-by e de até 10 horas em utilização. O "tablet" tem ainda uma porta USB 3.0 que permite transferências de ficheiros até quatro vezes mais rápidas e uma entrada HDMI para conectar a um ecrã externo ou televisão.

O "tablet" inclui ainda ligação à internet 4G e tecnologia NFC para a rápida partilha de ficheiros com os "smartphones" da Nokia.

O Windows RT 8.1, apesar de ser uma versão do Windows mais simplificada, incluí o Microsoft Office da Microsoft. A Nokia criou ainda uma capa para o "tablet" que, à semelhança das capas do Surface da Microsoft, vem com um teclado completo e um "trackpad".

A Nokia ainda não revelou um preço nem uma data de lançamento, estando apenas previsto que o Lumia 2520 chegará ainda em 2013 ao mercado.

Mais de 120 milhões de "tablets" foram vendidos no ano 2012. A Nokia entra num mercado onde já várias empresas têm uma base instalada de utilizadores como a Samsung, a Amazon, a própria Microsoft - que hoje começou a venda dos seus novos Surface - e a Apple que, também hoje irá apresentar os seus novos iPad num evento em San Francisco, nos Estados Unidos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG