Nokia apresenta smartphone com carregamento sem fios

O fabricante finlandês de telemóveis Nokia apresentou esta tarde, em Nova Iorque, o seu novo aparelho topo de gama. O Lumia 920, com sistema operativo Windows Phone 8, inclui câmara fotográfica com a mais recente tecnologia PureView e sistema de carregamento da bateria sem fios.

O aparelho, que deverá chegar às lojas em outubro, tem um processador 'dual-core' de 1,5 GHz, ecrã de 4,5 polegadas e estará disponível em diferentes cores.

Veja a apresentação no evento Nokia World:

A câmara do novo Lumia, com sensor de 8 megapixels, permite fotos com qualidade equivalente, diz o fabricante, a máquinas de 41 megapixels. Isto é possível através da tecnologia PureView, que captura até 10 vezes mais luz do que as câmaras tradicionais. Outra das inovações é a tecnologia Pure Motion HD+, um sistema de estabilização das lentes que permite captar imagens em foto e vídeo menos tremidas.

Ainda a nível de hardware, o Lumia 920 carrega a bateria através de um sistema de indução. Esta tecnologia sem fios permite também a criação de acessórios como colunas que tocam música armazenada no telefone enquanto o carregam, bastando para isso colocar o aparelho sobre elas, sem fios ou tomadas.

Além do novo Windows Phone 8 -- a mais recente aposta da Microsoft em software móvel, que inclui mosaicos animados de tamanhos variáveis que permitem, num relance, ler várias informações -- a Nokia incorpora nos seus novos telemóveis o City Lens. Trata-se de um sistema de realidade aumentada que fornece informações virtuais do que nos rodeia, bastando para isso apontar a câmara para qualquer local.

O Lumia 920 inclui ainda o sistema Smartshoot, que tira várias fotografias de um momento para depois as juntar numa só, "apagando" assim objetos em movimento que se tenham introduzido no plano. Também há um programa que permite juntar pequenos vídeos a quaisquer zonas de uma fotografia, de forma a criar a ilusão de uma foto em movimento.

Além deste topo de gama, a Nokia apresentou ainda o Lumia 820, um pouco mais pequeno (ecrã de 4,3 polegadas), que não inclui algumas das funcionalidades do seu 'irmão mais velho' mas também carrega a bateria sem necessitar de fios.

Steve Ballmer, presidente executivo da Microsoft, esteve presente no fim da apresentação para afirmar que este lançamento é um "marco muito importante" na parceria de ambas as empresas. "É inacreditável o quão longe nós fomos em apenas 18 meses de trabalho com a Nokia", disse.

A apresentação foi inaugurada e encerrada pelo presidente executivo da Nokia, Stephen Elop, que chamou ao seu novo produto "o mais inovador smartphone do mundo".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG