Maiores empresas já resolveram 'bug' - mude a 'password'

A crise criada pelo 'bug' Heartbleed OpenSSL está a ser resolvida pelas empresas de software. Amazon, Yahoo e Google afirmam ter já "remendado" a falha de segurança. Microsoft afirma que nenhum dos seus serviços online foi afetado.

A falha no sistema de encriptação mais utilizado na Internet, detetada no início desta semana mas que existe há cerca de dois anos, está a ser progressivamente resolvida pelas várias empresas de serviços online.

Entre as maiores empresas do mundo, a Microsoft afirmou ontem que os seus serviços não foram afetados. Assim, os utilizadores de contas como Hotmail, Live mail, Outlook -- ou dos serviços na 'cloud' Azure -- não precisarão mudar a sua password por causa deste 'bug', a não ser que estejam a utilizar o sistema operativo Linux.

Já os utilizadores de serviços Google (como o Gmail), Yahoo (Yahoo mail, Flikr ou Tumblr) e Amazon são aconselhados a mudar as suas passwords. Estas empresas anunciaram já ter resolvido o problema, pelo que será agora boa altura para mudar as palavras-passe.

Quanto a todos os outros fornecedores de serviço online, o melhor será mesmo perguntar à respetiva empresa se o problema está resolvido. E existem online formas de testar os respetivos servidores para confirmar se estes estão em risco.

O 'Heartbleed Bug' é uma falha no sistema de OpenSSL, a encriptação utilizada por cerca de dois terços dos serviços online que protege dados como nomes de utilizadores, palavras-passe ou números de cartões de crédito.

No início da semana, foi descoberto uma falha neste sistema que, potencialmente, permite a um pirata informático aceder aos servidores dos fornecedores de serviço e copiar todos os dados dos utilizadores.

Não se sabe se esta vulnerabilidade foi já alguma vez utilizada. No entanto, por precaução, muitas empresas estão a aconselhar os utilizadores a mudarem as suas passwords.

Isto no entanto só deve ser feito depois de o problema ser "remendado" pela própria empresa -- antes é escusado fazê-lo.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG