Google comemora 91 anos de Amália

Quem hoje, sábado, for ao Google fazer uma pesquisa na Internet vai ser surpreendido pela substituição do logótipo do motor de busca por uma ilustração da diva portuguesa do fado: Amália.

Se ainda fosse viva, Amália Rodrigues faria hoje 91 anos, e para a homenagear o Google pôs hoje on-line este "doodle" que quando clicado dirige o utilizador para uma página com links que falam desta estrela portuguesa e para páginas do YouTube onde se podem ver e ouvir alguns dos seus fados mais famosos.

De acordo com os documentos oficiais da fadista, a pequena Amália nasceu a 23 de Julho de 1920. Mas o mais curioso, como a própria fadista chegou a contar na sua biografia, é que ninguém na família sabia exactamente o dia a que nascera: a mãe esquecera-se de registar logo a bebé e passado algum tempo ninguém se lembrava do dia exacto do nascimento. Por isso, Amália escolheu festejar o seu aniversário a 1 de Julho e só mais tarde descobriu que os "papéis oficiais" ditavam que fosse a 23 desse mês.

Amália não se atrapalhou: passou a festejar o seu aniversário nas duas datas.

Para a posteridade, no entanto, 23 de Julho seria a data de aniversário oficialmente reconhecida para aquela que viria a ser a maior fadista portuguesa e uma das primeiras embaixadoras da cultura nacional no estrangeiro. Um ícone inesquecível que faria hoje, portanto, 91 anos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG