Super Lua fica cor-de-rosa na próxima madrugada

Na madrugada desta terça-feira, às 4.30 horas de Portugal continental, vai ser possível ver uma Super Lua cor-de-rosa no céu.

Na madrugada desta terça-feira, às 4.30 horas de Portugal continental, vai ser possível ver uma Super Lua cor-de-rosa no céu. De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa e a NASA, este fenómeno verifica-se porque o corpo celeste vau estar em fase de Lua Cheia e também devido à proximidade para com a Terra.

Esta lua única aparece no dia 27 de abril e só voltará a aparecer no dia 26 de maio de 2021.

O ponto da órbita em que o satélite se vai encontrar mais próximo da Terra, acontecimento designado por perigeu, a 357377,973 quilómetros do planeta Terra, acontece esta segunda-feira às 16.32, aproximadamente 12 horas antes do que se irá passar na madrugada.

Durante a observação da lua, haverá uma ilusão ótica que faz com que o corpo celeste pareça mais ampliado e com uma tonalidade cor-de-rosa. Apesar de o acontecimento ser por volta das 4.00 horas, é possível começar a observá-lo a partir das 3.30 da madrugada desta terça-feira.

O Observatório Astronómico de Lisboa alerta que "A Super Lua encontra-se na constelação de Balança e logo acima ver-se-á o triângulo da Primavera formado pelas estrelas: Arcturo, Espiga e Régulo. Marte estará localizado mais acima do lado oeste na constelação de Gémeos."

A cor rosa é aplicada à Super Lua desta noite devido às flores de um musgo conhecido como Phlox subulata, mas as designações do corpo celeste podem variar de acordo com as culturas, geografias e religiões. De acordo com a Igreja Católica, esta é a lua pascal, mas para as tribos índias dos EUA já é apelidada de Lua do peixe, fazendo alusão aos cardumes que sobem os rios nessa altura.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG