Sonda 'Esperança' manda a sua primeira imagem de Marte
A sonda dos Emirados Árabes Unidos enviou a sua primeira imagem de Marte, alguns dias depois de entrar com sucesso na órbita do planeta vermelho, anunciou a agência espacial daquele país este domingo.
"A Missão Marte dos Emirados Árabes Unidos captou a imagem do maior vulcão do sistema solar, Olympus Mons, emergindo à luz do sol na primeira hora da manhã", disse em comunicado a agência espacial.
Relacionados
A imagem foi captada a uma altitude de 24700 km sobre a superfície marciana na quarta-feira passada, um dia depois da sonda se ter instalado na órbita de Marte.
O xeque Mohamed bin Rashid Al-Maktum, primeiro-ministro emirati e governador do Dubai, partilhou a imagem a cores num tuíte.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
من ارتفاع ٢٥ ألف كم عن سطح الكوكب الأحمر .. أول صورة للمريخ بأول مسبار عربي في التاريخ
The first picture of Mars captured by the first-ever Arab probe in history, 25,000 km above the Red Planet's surface pic.twitter.com/Qgh2Cn3JPF
"Primeira imagem de Marte captada pela primeira sonda árabe da história", escreveu junto à foto.
Esta missão foi projetada para descobrir os segredos do clima marciano, mas os Emirados também querem que sirva de inspiração para a juventude da região.
"Esperança" tornou-se a primeira das três naves espaciais a chegar ao planeta vermelho, depois de a China e os Estados Unidos terem lançado missões em julho, aproveitando um momento durante o qual a Terra e Marte estão mais perto.
A missão emirati também tem como objetivo comemorar o 50.º aniversário da unificação dos sete emirados que compõem a nação.
"Esperança" permanecerá na órbita do planeta vermelho pelo menos por um ano marciano, ou seja, 687 dias terrestres, implantando três instrumentos científicos para analisar a atmosfera marciana. Está previsto começar a enviar mais informação para a Terra em setembro de 2021, com os dados disponíveis para cientistas de todo o mundo.