Ator Nuno Pardal faz rastreio vocal

Para assinalar o Dia Mundial da Voz, que se comemora hoje, o ator realizou uma laringoscopia. VEJA O VÍDEO

Nuno Pardal fez hoje um rastreio vocal para assinalar o Dia Mundial da Voz, a convite do Hospital CUF Infante Santo. O ator realizou uma laringoscopia, de forma a prevenir a saúde vocal, e alertado para eventuais alterações na voz de forma a ajudar ao diagnóstico precoce das doenças vocais.

A otorrinolaringologista Maria Caçador do Laboratório da Voz da CUF realizou o exame, aconselhando-o a beber água mais frequentemente, pois é um cuidado que ajuda a garantir o bom funcionamento da voz.

Os atores Rúben Gomes e Pedro Carraca também participaram no rastreio, e, apesar de a avaliação ser positiva, a médica não deixou de dar alguns conselhos sobre como prevenir as doenças da voz.

"Não fumar é essencial, hidratar-se muito bem bebendo um litro e meio de água por dia, não gritar ou não forçar a voz para fora do registo normal. Fazer coisas agradáveis como rir, gargalhar e bocejar são uma boa forma de relaxar o aparelho vocal e fazem bem à saúde", explicou Maria Caçador, acrescentando que "se os tumores da laringe forem diagnosticados em fase precoce são curáveis". "E é essa a nossa grande luta", rematou.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG