Philae, passageiro de Rosetta, prestes a "despertar"

Pouco mais de dois meses depois de a sonda europeia Rosetta ter saído da sua "hibernação", é a vez do seu passageiro, o robot Philae, se preparar para entrar em funcionamento,

A sonda está neste momento a 675 milhões de quilómetros da Terra e continua a aproximar-se do cometa 67P/ Churyumopv-Gerasimenko. A Rosetta transporta consigo o Philae, um pequeno robot de 100 quilos com instrumentos científicos, que irá pousar no cometa para fazer investigação. Isto deverá acontecer em agosto.

Neste momento, a Rosetta já tem energia suficiente para começar a "despertar" os 11 sistemas científicos de que disões. O primeiro a voltar à atividade foi o sistema de câmaras Osíris, que vai capturar imagens do satélite. O segundo será Alice, um espectómetro usado para os estudos dos gases do corpo celeste. Prevê-se que até ao final de abril a sonda tenha verificado se todos os sistemas estão aptos.

Rosetta está ainda a cerca de 640 milhões de quilómetros do sol, de que se alimenta, pelo que terá de continuar a poupar energia. Lançada para o espaço em 2004, a sonda Rosetta despertou da sua hibernação, como previsto a 20 de janeiro, após dois anos em coma artificial.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG