NASA revela imagem inédita do planeta Vénus

A sonda Parker recolheu imagens do lado noturno do planeta, que mostram um rebordo brilhante à sua volta.

A NASA divulgou no seu site oficial imagens inéditas do planeta Vénus, capturadas pela sonda Parker (WISPR), que tem a missão de capturar elementos que ajudem ao estudo do Sol.

As imagens agora divulgadas foram capturadas a 11 de julho de 2020, a 12 380 quil​​​​​​ómetros de distância do planeta Vénus, precisamente numa altura em que a sonda iniciava a aproximação do Sol.

A fotografia traduz o lado noturno do planeta, com a sonda a detetar "um rebordo brilhante ao redor do planeta que pode ser nightglow - a luz emitida por átomos de oxigénio no alto da atmosfera quando combinam com moléculas no lado noturno". O site da NASA explica ainda que a zona mais escura que aparece no centro de Vénus "é Aphrodite Terra, a maior região montanhosa da superfície venusiana". "A zona é mais escura por causa da sua temperatura mais baixa, cerca de 85 graus Fahrenheit (30 graus Celsius), em relação às outras zonas do planeta.

"A WISPR capturou efetivamente a emissão térmica da superfície venusiana", disse Brian Wood, astrofísico e membro da equipa do Laboratório de Investigação Naval dos EUA, em Washington DC.

Os cientistas vão agora tentar obter mais informações sobre o lado noturno de Vénus, após o último voo da sonda junto ao planeta Vénus, que ocorreu a 20 de fevereiro de 2021. Os cientistas esperam receber essa informação para posterior análise no final de abril.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG