Dois astronautas no espaço para reparar avaria na EEI

Os astronautas norte-americanos Rick Mastracchio e Mike Hopkins já iniciaram a primeira de três saídas da Estação Espacial Internacional, para trabalhos de reparação de um sistema de refrigeração.

A operação começouàs 12:01 (hora de Lisboa), nove minutso mais cedo do que o previsto, e deve durar cerca de seis horas e meia. As outras duas saídas, programadas para 23 e 25 de dezembro, terão o mesmo horário e a mesma duração.

O site da NASA está a transmitir a saída em direto.

O astronauta japonês Koichi Wakata é o responsável por manejar o braço robótico da Estação Espacial Internacional que transporta os outros dois astronautas até ao local da reparação.

Uma das válvulas de uma das bombas do sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional começou a ter problemas no dia 11, mas as tentativas de os resolver a partir da Terra não foram bem sucedidas.

Nesse sentido, os chefes da missão resolveram enviar a equipa de astronautas para substituir o módulo de amoníaco, do tamanho de um refrigerador doméstico e com um peso de 350 quilos.

A refrigeração é crucial para as operações da Estação Espacial Internacional, que foi lançada em 1998 e está em órbita a 385 quilómetros de distância da Terra, contando com a participação de 15 países.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG