Cabelos brancos afinal não evitam careca

Mais grossos e ásperos, os cabelos brancos evidenciam-se mas não caem mais nem menos que os outros, explica a dermatologista Aurora Guerra. Quanto a arrancá-los, se o fizer, também não irão multiplicar-se.

De Richard Gere a George Clooney, passando pelo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, são muitos os homens que não hesitam em assumir os seus cabelos brancos. Mas os mitos em torno deste fenómeno, que surge geralmente por volta dos 40 anos, são muitos.

Aurora Guerra, chefe do serviço de Dermatologia do Hospital Doce de Octubre em Madrid, tratou de desmistificar alguns ao jornal espanhol ABC.

O primeiro é que quem tem mais cabelos brancos tem menos tendência para ficar careca. Nada mais errado, garante Aurora Guerra. Apesar de mais ásperos e mais grossos do que os outros cabelos, os brancos não caem mais nem menos. "O cabelo segue o seu processo, seja de que cor for", garante a dermatologista ao ABC. Os cabelos estão programados geneticamente para durar três a seis anos e é também a genética que define a sua cor.

E se teve a tentação de arrancar aquele cabelo branco que começou a espreitar no meio dos outros, controle-se. Não porque vão aparecer três no seu lugar, mas porque arrancar um cabelo agride o couro cabeludo, garante Aurora Guerra.

Mais Notícias