Um ano de emissões de dióxido de carbono em vídeo da NASA

É possível ver de uma maneira completamente nova onde o dióxido de carbono é emitido e como se desloca pelo mundo

A NASA desenvolveu um modelo para melhor compreender como o dióxido carbono produzido no mundo viaja pela atmosfera. Como resultado, produziram uma animação de alta resolução que mostra como este gás se desloca e como a intensidade da sua concentração varia durante um ano.

O dióxido de carbono (CO2) trata-se de um gás cuja concentração tem influência no clima e cujas emissões crescentes estão no centro do debate das alterações climáticas. No vídeo lançado pela NASA, criado no Goddard Space Flight Center, é possível ver como os torvelinhos de CO2 são dispersados pelos ventos após serem emitidos, e transportados para longe das suas fontes originais.

Também é possível observar a partir do vídeo - que mostra a evolução dos níveis e movimentação de CO2 entre janeiro e dezembro de 2006 - a diferença entre as emissões do hemisfério sul e do hemisfério norte, onde estas são muito mais significativas.

É por isso que quando chega a primavera ao hemisfério norte, os níveis de concentração de dióxido de carbono diminuem expressivamente. Durante a primavera e o verão, as plantas têm um papel muito mais importante na absorção do gás do que no inverno, quando estão menos ativas.

O vídeo foi produzido com um modelo chamado GEOS-5, que foi desenvolvido pelos cientistas do Goddard Space Flight Center a partir de um simulador, o Nature Run. Segundo a NASA, o Nature Run "ingere dados reais sobre as condições atmosféricas e as emissões de gases de efeito-estufa e partículas, tanto naturais como feitos pelo homem". Depois, o modelo simula o comportamento natural da atmosfera terrestre.

As cores no vídeo representam níveis diferentes de concentração de CO2, sendo que o azul escuro é cerca de 375 partes por milhão (ppm) e o vermelho escuro cerca de 385ppm. A branco e cinzento podem ver-se as emissões de monóxido de carbono.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG