Japão emitiu volume recorde de gases de efeito estufa

O Japão emitiu um volume recorde de gases de efeito estufa durante o ano fiscal de 2013, de acordo com dados preliminares publicados hoje pelo Ministério do Meio Ambiente.

Segundo os dados oficiais, o país asiático lançou para a atmosfera 1.395 milhões de toneladas destes gases durante o passado ano fiscal, decorrido entre 01 de abril de 2013 e 31 de março de 2014, mais 1,6% do que foi emitido em 2012.

Este volume constitui um recorde histórico para o Japão - o quinto maior emissor do mundo de gases de efeito estufa - desde 1990, data a partir da qual foram feitos registos.

O Ministério considera que o principal fator por detrás deste aumento é a subida das emissões de dióxido de carbono (CO2) devido ao uso de hidrocarbonetos para a produção de energia elétrica, tanto nas centrais térmicas como no setor industrial e comercial.

O uso de fontes fósseis para produzir energia aumentou no Japão depois da desativação de reatores nucleares comerciais devido ao acidente com a central de Fukushima provocado pelo terramoto e tsunami de 11 de março de 2011.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG