Atlantis já está de regresso à Terra

O vaivém Atlantis já deixou a Estação Espacial Internacional (EEI), naquela que será a última viagem do vaivém e o fim deste programa da agência espacial norte-americana NASA que começou há 30 anos. A chegada à Terra acontece na quinta-feira.

A câmara que separou o Atlantis da Estação Espacial Internacional foi fechada ontem de manhã (15:28 em Lisboa) com um atraso ligeiramente superior a uma hora face ao horário previsto, de acordo com a agência noticiosa francesa AFP.

Já hoje "o Atlantis deixa a EEI pela última vez", disse Ronald Garan, um dos dois astronautas norte-americanos membro da tripulação permanente da Estação Espacial Internacional.

Agradecendo-lhe, Chris Ferguson, comandante do Atlantis, afirmou que "a EEI, nascida no final da Guerra Fria, permite que muitas nações possam falar a uma só voz na espaço".

Os quatro astronautas do Atlantis, três homens e uma mulher despediram-se dos seis colegas da EEI, trocando calorosos abraços.

O Atlantis transportou a bandeira norte-americana que se encontrava a bordo do primeiro voo espacial de um vaivém, o Columbia, a 12 de abril de 1981.

Esta bandeira foi amarrada à porta da EEI em que se encontrava acoplada o Atlantis e ficará até à próxima visita de uma nave norte-americana, provavelmente construída pelo sector privado, em parceria com a NASA, e que não estará pronta a voar antes de 2015, na melhor das hipóteses.

Essa mesma bandeira será colocada a bordo da próxima viagem tripulada norte-americana a viajar para lá da órbita terrestre, com um destino mais longínquo no sistema solar, um asteróide ou a órbita de Marte.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG