As fases do lado obscuro. NASA mostra a Lua como quase ninguém a viu

Como é o outro lado da Lua? Até meados do século passado, ninguém sabia. Hoje, conhecemos o nosso satélite suficientemente bem para simular de forma realista as fases da Lua vistas do lado "obscuro".

Um novo vídeo da NASA mostra como são as fases da Lua do seu lado obscuro, aquele que nunca se vira para a Terra.

Utilizando dados do satélite Lunar Reconnaissance Orbiter, esta ultra-realista simulação por computador mostra as fases da Lua ao longo do tempo, só que vistas do "outro lado".

Nesta perspetiva, o terreno do nosso satélite natural é bem diferente. "A Lua não tem deste lado as zonas mais escuras, a que chamamos 'mares'. Crateras de todos os tamanhos juntam-se ao longo de toda a superfície", escreve a NASA no seu site.

O vídeo mostra o conjunto Lua-Terra de duas formas: uma visão telescópica com a Terra em fundo, em que a câmara virtual está fixa na linha imaginária entre a Terra e a Lua; e uma perspetiva utilizando uma lente que faz com que a Terra pareça mais pequena, em que a câmara está fixa na superfície lunar deixando ver o movimento aparente do nosso planeta no espaço circundante.

Esta simulação surge na sequência de outra divulgada no final do ano passado em a NASA demonstra como serão as fases lunares vistas da Terra durante todo o ano de 2015 em cinco minutos.

Mais Notícias