Prémios Ernestos são atribuídos em Novembro
Os Xutos & Pontapés, David Fonseca e Pedro Abrunhosa vão ser distinguidos em Novembro na primeira edição dos Prémios Ernestos, criados pela rádio RFM para 'celebrar a música portuguesa', disse à Lusa o director da estação, António Mendes.
Os prémios serão atribuídos a 06 de Novembro em Espinho e todos os as artistas que vão actuar serão distinguidos.
Além dos Xutos & Pontapés, David Fonseca e Pedro Abrunhosa, que integram o cartaz, foram também convidados Tim (vocalista dos Xutos), Luís Represas, João Pedro Pais, Miguel Gameiro, Táxi, Santos e Pecadores, Ezspecial, Hands on Approach e Fingertips.
Foram estes os artistas escolhidos, porque têm uma relação com a RFM, porque tiveram concertos apoiados pela estação e fazem parte do perfil da rádio, embora em futuras edições os premiados não terão necessariamente uma ligação ao canal.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
'Optámos por fazer uma festa com música produzida em Portugal com músicos pop rock `mainstream´. Olhámos para o que se tem feito nos últimos anos e em termos de prémios o que existe na música não é nesta área e sentimos que devíamos fazer uma festa. Vai celebrar a música da melhor forma que é possível fazê-lo que é pôr os músicos a tocar ao vivo', explicou António Mendes.
'A nossa intenção é que sirva para as pessoas falarem mais da música em Portugal feita por músicos portugueses', sublinhou.
Para os prémios Ernestos, que terão carácter anual, não há nomeados, porque o meio musical português é pequeno e haveria inevitavelmente repetentes nas edições seguintes, referiu o responsável.
Haverá categorias, mas não serão no formato habitual de repartir entre melhor álbum ou intérprete.
Os prémios chamam-se Ernestos, 'porque há os Tony e os Óscares' e há também um programa matinal da RFM que tem uma rubrica humorística dedicada a descobrir os Ernestos de Portugal.
O espectáculo de 06 de Novembro, na Nave de Espinho, um recinto desportivo na cidade, será transmitido em directo na RFM e possivelmente na futura 'web tv' da estação.
'Stop 4 A Minute', de David Fonseca: