Paulo Furtado toma de assalto o Optimus Alive

Paulo Furtado, o Legendary Tigerman, estará rodeado de mulheres no sábado e tomará de assalto um dos palcos do festival Optimus Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, com o álbum blues rock 'Femina'.

'É uma coisa que dificilmente se poderá repetir, é um momento muito especial', disse à agência Lusa o músico Paulo Furtado, dias antes do concerto.

Legendary Tigerman foi convidado pela organização do Optimus Alive a transpor para palco, na íntegra, o álbum 'Femina', no qual canta e toca ao lado de dez artistas portuguesas e estrangeiras.

Paulo Furtado tinha feito uma apresentação no inverno com algumas das convidadas num espectáculo no Lux, em Lisboa, mas o que acontecerá Algés será diferente.

'Iremos tocar coisas muito próximas como foram gravadas em estúdio, outras serão adaptadas ao espaço e ao facto de estarmos a fazer isto desta maneira', disse.

Os dias que antecedem o concerto podem ser enervantes, até porque é preciso gerir uma logística pesada.

Estamos a falar de dez artistas, a maioria estrangeiras, que chegarão a Portugal no dia do concerto e algumas delas terão ainda espaço para atuar com os seus próprios projectos musicais.

'Femina' foi editado no final de 2009 e conta com a participação da cantora brasileira Cibelle, da italiana Asia Argento, da canadiana Peaches, da norte-americana Lisa Kekaula ou das portuguesas Maria de Medeiros, Rita Redshoes e Cláudia Efe.

Além das duas horas de concerto de Paulo Furtado, antes e depois desta actuação apresentam-se os Micro Audio Waves, que integra Cláudia Efe, os Bellrays, liderados por Lisa Kekaula, Cibelle, que acaba de lançar o álbum 'Las Venus Resort Palace Hotel', Becky Lee, que tem um projecto semelhante ao 'one man show' de Furtado, e Phoebe Killdeer.

'Vamos só ter algumas horas com a maior parte das pessoas para conseguir ensaiar as músicas e tocá-las pelo menos uma vez antes do espectáculo', disse Paulo Furtado.

O guitarrista demorou mais de dois anos a fazer 'Femina', porque foi gravando os temas em diferentes cidades, à medida que se encontrava com as cantoras convidadas.

Habituado a trabalhar sozinho, Paulo Furtado entrou desarmado neste álbum, disposto a deixar que as suas convidadas alterassem as canções que tinha alinhavado.

'Acho que o meu mérito neste caso nunca ultrapassará os 50 por cento, na melhor das hipóteses, em relação ao resultado final do disco e em relação às músicas em si. Esta mais valia é clara e presente no disco', explicou à Lusa na altura do lançamento.

Antes do concerto de sábado, Paulo Furtado está esta semana em Paris a promover o álbum 'Femina', regressando a França em Setembro para uma digressão que se prolongará até Dezembro, para apresentar o disco que sairá nessa altura no mercado francês.

A quarta edição do festival Optimus Alive decorrerá de quinta-feira até sábado no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras.

Além dos concertos de Paulo Furtado e das cantoras convidadas, no domingo no palco Optimus Clubbing vão actuar a partir das 17:00 o grupo punkrock Enday, que está a trabalhar num novo álbum, e Noiserv, projeto de David Santos que editou esta semana o EP 'A day in the day of the days'.


Mais Notícias

Outras Notícias GMG