Muse, Arcade Fire e Leonard Cohen em concertos na Galiza

Muse, Arcade Fire e Leonard Cohen são alguns dos nomes que recentemente se juntaram à agenda de espetáculos do Ano Jacobeu, que se celebra em Santiago de Compostela, em Espanha.

A forte programação cultural, este ano descentralizada por toda a Galiza, é uma das características do Ano Jubilar Compostelano, que se assinala este ano porque o dia do S. Tiago coincide com um Domingo.

São mais de 1500 eventos os que a organização tem preparados para agradar aos oito milhões de visitantes esperados. As novidades na agenda cultural, particularmente na área da música, estão sempre a surgir.

O regresso dos Muse à Galiza, onde já tinha estado no anterior Ano Santo (em 2004) é uma das confirmações deste mês.

A banda britânica apresenta-se, a 27 de Agosto, no Monte do Gozo, em Santiago de Compostela, como cabeça de cartaz do Festival Xacobeu 10, para apresentar o seu último trabalho, 'The Resistance'.

No mesmo local, mas a cinco de Setembro, estarão os Arcade Fire, no âmbito do festival MTV Galicia 2010.

De acordo com a imprensa galega, a organização anunciou que este será evento gratuito, 'repleto do melhor indie-rock do momento'.

Mas o Jacobeu reserva mais festivais aos visitantes: a 7 de Agosto, a praia Santa Cristina de Oleiros vai receber a Festa dos Mundos, um evento dedicado às músicas do mundo que durará 17 horas e que inclui, também, dança, teatro gestual, oficinas infantis, magia, malabares, esculturas na areia e artesanato.

A 11 de Setembro, é a vez de Leonard Cohen mostrar, em Ourense, Live in London, um disco que reúne os 40 anos de carreira do mítico cantor canadiano.

Ainda este mês, Santiago de Compostela receberá as atuações de Diana Krall e Elvis Costello (dia 27), de Mark Knopfler (dia 28) e de Jean Michel Jarre (dia 31).

A programação do Ano Jacobeu é composta por dez caminhos: para além do da Música (que dá destaque ao pop, mas também aos sons mais clássicos, ao rock ao jazz ou ao folk), foi criado o Caminho da Gastronomia, o Caminho do Desporto, o Caminho do Audiovisual (que inclui diversos festivais de cinema) e o Caminho Infantil.

A estes, somam-se o Caminho Contemporâneo (mostra projectos expositivos actuais que estão em itinerância pela Europa) e o Caminho das Artes Cénicas (onde se reúnem a dança, o teatro, a magia e o circo).

Não foram esquecidos o Caminho da Espiritualidade (onde se destacam as cerimónias religiosas e os encontros de jovens, por exemplo), o da Reflexão (que inclui congressos ou debates sobre temas da actualidade), o da História (que dá destaque ao património arquitectónico da Galiza e ao fenómeno das peregrinações).

Veja o video


Mais Notícias

Outras Notícias GMG