Fonte Boa mostra cultura e tradições da freguesia

Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com a Junta de Freguesia de Fonte Boa a as associações locais, vai promover, entre dia 14 e 18, a Semana Cultural “Fonte Boa, o Mar na Terra”.

Este evento cultural acontece no âmbito do projecto “Esposende, entre a Terra e o Mar”, que o Município está a desenvolver no sentido do estudo e divulgação da história local.

A Semana Cultural de Fonte Boa arranca às 17h00, com a abertura da exposição “Fonte Boa, entre a Terra e o Mar” que, através de painéis temáticos, fará uma abordagem a diversos aspectos da freguesia – paisagem, urbanismo, etnografia e história.

Ainda para este dia está programada, pelas 17h30, a realização de uma Palestra, subordinada ao tema “A emigração: hábitos culturais”, pelos alunos da Escola EB 2,3 António Correia de Oliveira, de Esposende. Estas actividades estão programadas para a sede da Junta de Freguesia.

Integrada na Semana Cultural, ocorrerá, na sexta-feira, dia 16, às 10h00, a inauguração da Biblioteca Escolar da EB1/Jardim de Infância de Fonte Boa, que será seguida da abertura da exposição “As voltas que o linho dá!”, com miniaturas dos vários artefactos e processos da feitura artesanal do linho, organizada pela Associação de Pais deste estabelecimento de educação e ensino.

Já à noite, a partir das 21h30, o Grupo de Marinheiros de Fonte Boa e o Grupo de Jovens vão levar a efeito o “Toque dos Búzios” seguido do “Cantar às Almas”. Trata-se da recriação de tradições populares portuguesas, com elementos intrínsecos de Fonte Boa, que decorrerá na Avenida da Igreja, Rua Cimo de Vila e Cruzeiro.

No sábado, dia 17, com emissão em directo através da Esposende Rádio, vai para o ar, a partir das 10h00 e da Avenida da Igreja, o programa “Esposende, entre a Terra e o Mar: Fonte Boa, o Mar na Terra”, com a presença de convidados locais, à conversa sobre as vivências da terra, com destaque para os usos e costumes, ritos antigos e as lides do campo.

A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Fonte Boa organiza, a partir das 15h00, na Avenida da Igreja, uma Caça ao tesouro e Jogos tradicionais e a fechar o programa de sábado, o Grupo de Câmara de Esposende dá um concerto, na Igreja Paroquial, às 21h30.

A Semana Cultural encerra no domingo, ficando marcada pela inauguração, às 11h00, do “Marco do Caminho de Santiago”, que assinala o início deste secular percurso de peregrinação na freguesia de Fonte Boa, seguido de caminhada desse itinerário até à Barca do Lago, numa organização da Junta de Freguesia.

Para as 11h45 está prevista a cerimónia de “Bota abaixo” da embarcação tradicional de Fonte Boa, o Canote, no Rio Cávado, na Barca do Lago, organizada pela Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Fonte Boa e Grupo de Marinheiros de Fonte Boa.

A encerrar a Semana Cultural haverá animação com folclore e gastronomia local, no adro da Igreja Paroquial, a partir das 15h00.

Mais Notícias