Filme 'Mistérios de Lisboa' em San Sebastian e Toronto

O filme 'Os mistérios de Lisboa', do realizador chileno Raul Ruiz a partir da obra homónima de Camilo Castelo Branco, será exibido nos festivais de cinema de Toronto e de San Sebastian antes da estreia comercial.

A 58ª edição do Festival Internacional de de San Sebastian, em Espanha, decorrerá de 17 a 25 de setembro no norte de Espanha e embora o programa completo não seja ainda conhecido, a organização divulgou hoje alguns dos filmes da secção oficial.

Entre eles está "Os mistérios de Lisboa", a longa metragem de quatro horas e meia de Raul Ruiz a partir do romance camiliano publicado em 1854, assente numa saga familiar passada em Lisboa em finais do século XVIII.

Produzido por Paulo Branco, com um orçamento de 2,5 milhões de euros, o filme estreará nos cinemas em Outubro em simultâneo em Portugal e em França, país co-produtor do projecto.

Além de San Sebastian, o filme estará ainda no 35º Festival de Cinema de Toronto, agendado de 09 a 19 de setembro.

Da programação já anunciada de Toronto, sabe-se que estarão presentes os novos filmes de Darren Aronofsky ('Black Swan'), de Fraçois Ozon ('Potiche'), de Mike Leigh ('Another Year'), e de Robert Redford, que apresentará 'The Conspirator', sobre o assassinato de Abraham Lincoln.

Sobre o projecto 'Os mistérios de Lisboa', além da longa metragem, posteriormente estreará na RTP uma série televisiva com seis episódios também de Raul Ruiz.

Do elenco fazem parte, entre outros, Maria João Bastos, Adriano Luz, Ricardo Pereira, Melvil Poupaud, São José Correia, Albano Jerónimo, Clotilde Hesme, Carloto Cotta e Afonso Pimentel.

Esta não é a primeira vez que Raoul Ruiz escolhe Portugal para filmar, tendo já rodado filmes como 'A ilha do tesouro' (1985) e 'Fado majeur et mineur' (1994), com o qual já competiu em San Sebastian.

Ruiz e Paulo Branco trabalharam já em várias produções, como 'Klimt' (2006), 'Aquele Dia' (2003), 'Combate de amor em Sonho' (2000), 'O Tempo Reencontrado' (1999) e 'Genealogias de um crime' (1997).

Mais Notícias

Outras Notícias GMG