Museu Berardo comemora dois anos com 24 horas de festa

Uma festa de 24 horas com performances, dança e actuações de Dj´s vai assinalar o segundo aniversário do Museu Colecção Berardo, de 15 para 16 de Julho, integrada na programação oficial de encerramento das Festas de Lisboa.

Fonte do museu - inaugurado no Centro Cultural de Belém a 25 de Junho de 2007, com a colecção do coleccionador e empresário Joe Berardo - indicou à Agência Lusa que o programa de actividades tem início no dia 15, às 19:00, e prolonga-se pela noite dentro até à mesma hora do dia seguinte.

A festa terá entrada gratuita no interior e exterior do museu, com a praça principal do CCB a transformar-se em discoteca ao ar livre, animada pela Dj Chloe (Paris) e do Dj Ride (Lisboa), entre as 20:00 e as 02:00.

Também terá lugar uma performance gráfica do graffiter Odeith, a quem foi lançado o desafio de pintar ao seu gosto três paredes brancas ao longo de 11 horas consecutivas.

Ainda no espaço exterior do Museu Berardo, no Jardim da Água, durante as 24 horas de festa será recriado um ambiente mais intimista ao som de instalações de música electro acústica especialmente concebidas por dois compositores/artistas portugueses para esta ocasião.

Inaugurado a 25 de Junho de 2007 com uma selecção das 862 integradas no acordo de comodato (empréstimo) estabelecido entre o Governo, através do Ministério da Cultura, e Joe Berardo, o Museu Colecção Berardo recebeu mais de 500 mil pessoas no primeiro ano.

Globalmente avaliada em 316 milhões de euros pela leiloeira inglesa Christie´s, a colecção pode ser comprada por este preço pelo Estado português até 2016.

Assinado em 2006, o acordo entre as partes resultou na criação da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Colecção Berardo para instalar o museu no Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém com base no acervo da colecção do empresário madeirense.

Picasso, Bacon, Balthus, Andy Warhol, alguns dos artistas mais cotados a nível internacional, e também de portugueses como Paula Rego, Vieira da Silva, Helena Almeida, Joana Vasconcelos, Pedro Cabrita Reis, Jorge Molder e Ângelo de Sousa são alguns dos artistas representados na Colecção Berardo.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG