Exposição "Dans le labyrinthe" no Museu Berardo

Instalações, fotografias e vídeos do artista plástico Pierre Coulibeuf vão estar reunidas na exposição "Dans le labyrinthe" (Dentro do Labirinto) a partir de 10 de Maio, no Museu Colecção Berardo, em Lisboa.

Através desta exposição, o museu pretende proporcionar ao público "encontros imaginários" através do universo do cineasta e artista plástico, Pierre Coulibeuf - nascido em Elbeuf (França), em 1949 - composto por "signos obscuros e imagens móveis, estranhas".

Co-produzida pelo Museu Berardo e o Museu de Saint Etienne, a mostra invoca as realidades múltiplas da arte: fotografia, pintura, cinema, vídeo, música, dança, todas presentes nas obras expostas no piso -1 do museu instalado no Centro Cultural de Belém (CCB).

Entre as peças de Coulibeuf vão ser apresentadas "Dédale" (2009) - instalação composta por uma série de fotografias e quatro imagens em movimento - que tem a particularidade de ter sido encomendada pela Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, no Brasil, inspirada em grande parte no edifício do arquiteto português Álvaro Siza.

"Delectatio morosa" (1988-2006), imagem em ciclo produzida a partir do filme "Klossowski, peintre-exorciste", e, no anfiteatro, o filme-instalação "Crossover" (2009) também vão dar ao público uma ideia da evolução do trabalho deste artista.

Pierre Coulibeuf rodou, a partir de finais dos anos 1980 numerosos filmes sobre outros artistas que abordaram as temáticas da troca de identidade e metamorfose, como "L'Homme noir" (1993-98), "Balkan Baroque" (1999), "Lost Paradise, The Warriors of Beauty" (2002), "Somewhere in Between" (2004) e "Love Neutral" (2005-2006).

A sua obra está representada, entre outros, no Claudine et Jean-Marc Salomon Collection e no Centre Pompidou (França), no museu Sammlung Goetz (Alemanha), na Galleria Civica d'Arte Moderna e Contemporanea (Itália), no Museu Colecção Berardo (Portugal) e na Fundação Iberê Camargo (Brasil)

A exposição vai estar patente no piso -1 do Museu Berardo até 21 de Junho.

 

Mais Notícias

Outras Notícias GMG