Uma casa cheia de história, segredos e bom vinho

E se numa só casa pudesse explorar, descobrir e provar tudo aquilo que um vinho de talha tem para lhe oferecer?

A viagem pode começar a partir de sua casa, através de um pouco de pesquisa no seu computador, mas a paragem final só pode ter lugar em Vidigueira, uma das mais belas regiões do Alentejo. Inaugurada em outubro de 2019, a Casa das Talhas é o novo espaço de enoturismo da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA).

Dotada de um terroir único, esta é a casa onde vai poder conhecer as raízes deste vinho tão aclamado. Por exemplo, sabia que a produção artesanal do Vinho de Talha foi levada para o Alentejo há dois milénios? No fundo, é um saber fazer que tem passado de geração em geração e que hoje é um dos grandes símbolos desta região. Fazer o vinho em grandes recipientes de barro - as chamadas talhas - é um costume que tem sobrevivido ao passar do tempo. E ainda que tenha passado por períodos complicados, hoje é uma das técnicas mais aclamadas tanto por produtores como por consumidores.

Na Casa das Talhas, não só vai poder saber mais sobre pequenos detalhes como estes como vai, ainda, poder caminhar pelas vinhas centenárias dos produtores - vinhas raras que, tanto pela idade como pelas suas características, dão origem a vinhos cheios de sabor e personalidade. Nas últimas duas colheitas estas vinhas centenárias têm produzido os Vinhos de Talha com as castas brancas mais tradicionais do Alentejo.

Como forma de promover o enoturismo e de levar pelas bocas do mundo este vinho tradicional, quem se atrever a entrar pelas portas desta casa vai ainda poder presenciar provas exclusivas de vinhos, workshops vínicos, atuações de cante alentejano, entre muitos outros eventos. Já para não falar de que, para além de beber, vai poder também comer. Com almoços e jantares feitos com especialidades gastronómicas locais e regionais, vai poder conhecer melhor esta zona alentejana e deixar-se deliciar pela forma como harmonizam o vinho e a comida desta região.

O selo Clean&Safe do Turismo de Portugal é a prova de que não precisa de se preocupar, pois aqui são cumpridas todas as normas de higiene e segurança para que a sua visita seja o mais bem-sucedida possível. Por isso, como vê, já nem a situação pela qual passamos é desculpa para não se atrever a usufruir de uma experiência de enoturismo diferente.

As portas desta casa estão abertas todos os dias, prontas a recebê-lo. Quanto às visitas, ficam dependentes de marcação prévia, mas também elas decorrem todos os dias, mesmo em dias de feriado, entre as 10h e as 16h.

Mais Notícias