Um aliado sem igual para controlar a diabetes

Papéis amontoados na bancada da cozinha mostram tabelas, escritas à mão, com uma série de números. Se este é um cenário familiar para si, é porque vive com a diabetes e sabe que é importante apontar, todos os dias, os valores da glicose no sangue. Como sentir-se menos sozinho com a sua doença e gerir as pressas do dia-a-dia?

Manter uma alimentação saudável, praticar exercício físico regular e verificar regularmente os valores da glicose no sangue são alguns dos compromissos de quem vive com a diabetes. A medição diária, logo pela manhã e em jejum, do nível de glicose no sangue é essencial para acompanhar a evolução da doença e perceber se é necessário administrar insulina, corrigir o regime alimentar ou consultar o médico.

O acompanhamento médico da pessoa com diabetes precisa de ser recorrente, mas sendo esta doença uma causa para problemas cardiovasculares e falta de visão, a medição regular dos valores de glicose no sangue pode ajudar a detetar sinais de alerta e antecipar a visita ao médico. É por isso que muitos especialistas aconselham a pessoa com diabetes a anotar, diariamente, os valores da medição, e a trazê-los para análise junto do médico na consulta seguinte.

O problema é que, por entre as correrias do dia-a-dia, muitas vezes há esquecimentos, outras vezes a tabela fica na bancada da cozinha no dia da consulta, e o médico não tem informação suficiente para ajudar a controlar a doença de forma eficaz. Foi a pensar nisso que surgiram os sistemas OneTouch®, uma gama de medidores de glicemia que se podem ligar a aplicações para computador, smartphone e tablet, que recolhem, analisam e guardam, em tempo real, informações sobre os níveis de glicemia, permitindo à pessoa com diabetes e ao seu médico ter um quadro completo da evolução da doença.

Através de alertas e mensagens que o sistema dá automaticamente, a pessoa com diabetes percebe exatamente o que significam os seus resultados de glicemia. Todos os valores ficam registados no aparelho automaticamente e na app para telemóvel, caso a decida usar como complemento. Por outro lado, evitam-se esquecimentos no dia da consulta. O sistema OneTouch Verio Reflect®, para além de todas estas valências, diferencia-se por ser um sistema que permite, através da cor, interpretar o resultado - mesmo que não se compreendam os números - e dar aos utilizadores orientação, informação e motivá-los a continuar no caminho certo. Tanto as cores como os próprios emojis acabam por tornar toda a experiência mais intuitiva, interativa e permitem uma melhor e mais fácil compreensão dos resultados.

Os sistemas OneTouch® oferecem ainda um acompanhamento mais próximo e eficaz entre médico e paciente: a app à qual os utilizadores conseguem aceder gera gráficos sobre o estado em que o paciente se encontra de modo automático, que podem ser consultados, em qualquer altura, pela pessoa com diabetes e pelo médico. Desta forma, o paciente tem tudo mais facilitado na hora de consultar e interpretar os resultados e o médico poupa tempo quando a hora da consulta chega. Como se pode ver, são muitos os benefícios conseguidos ao usar este sistema: não só os médicos conseguem acompanhar o doente entre consultas, como o próprio paciente consegue orientação, informação e motivação entre consultas de forma a não desmotivar e sentir-se, assim, sempre acompanhado.

Controlar diariamente a diabetes também é mais fácil com a ajuda da OneTouch®. Através das valências do OneTouch Verio Reflect® (que usa cores, mensagens e emojis para comunicar com o utilizador) os pacientes compreendem mais facilmente como e quando poderão atuar para controlar melhor a sua diabetes. Funciona, assim, como uma espécie de "mentor" da pessoa com diabetes, que não a deixa sozinha.

Razões não faltam para tornar os aparelhos OneTouch® nos seus novos aliados. Uma forma mais simples e descomplicada de levar a sua vida com diabetes.

Mais Notícias