Há menos cartões de crédito em circulação este ano

A quantidade de cartões de crédito em circulação diminuiu face a 2008, assim como o número de vezes em que são utilizados, mas nos cartões de débito houve poucas alterações, revela um estudo da Mastercard.

Este ano, a quantidade de cartões de crédito aumentou 1,1 pontos percentuais face a 2008, sendo detidos por 84,8 por cento dos quase 3.500 entrevistados pela empresa de estudos de mercado Marketest para um estudo da Mastercard.

Pelo contrário, os cartões de crédito, que este ano registaram uma penetração de 30,7 por cento, registaram uma quebra de 2,9 pontos percentuais.

No que respeita ao uso dos cartões, aquele estudo revela que, no cartão de débito, há poucas diferenças quando analisados os ultimos dois anos (96,1 por cento dos entrevistados em 2008 utilizavam o cartão e este ano 96,3 por cento) mas no cartão de crédito houve uma quebra.

No ano passado mais de sete em cada 10 detentores de cartão de crédito (74,7 por cento) eram utilizadores activos deste produto, mas este ano apenas seis em cada dez lhe davam uso (62,8 por cento).

O estudo indica ainda que os possuidores de cartões de débito e crédito tendem a diversificar estes produtos e que, em média, cada um tem cerca de 1,2 cartões diferentes.

O estudo da Mastercard é baseado em dados da Marktest retirados de entrevistas realizadas a consumidores residentes em Portugal com mais de 15 anos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG