22/10/2020Jovens e saudáveis que a covid levou para os cuidados intensivosBruno Lopes, 35 anos, esteve 20 dias acordado no serviço de cuidados intensivos do São João. Ana Patrícia Duarte, 30 anos, esteve 15 dias, mas em coma. Não sabem explicar como lá foram parar, sabem apenas que ter doença crítica não é um exclusivo da população de risco.
22/10/2020Portugal passa os três mil casos no dia com mais internados de sempreO boletim epidemiológico da DGS de hoje revela mais 3270 infetados com o novo coronavírus e 16 mortes. Estão ainda hospitalizadas 1365 pessoas (mais 93 do que ontem), 200 destas nos cuidados intensivos (mais 13). Nunca estiveram internadas tantas pessoas desde o início da pandemia.
21/10/2020Há 28 surtos de covid-19 em hospitais e 49 em escolasAtualização foi feita pela diretora-geral da Saúde, em conferência de imprensa. Graça Freitas afirmou ainda que nem todos os surtos em hospitais são de grandes dimensões.
20/10/2020"Cachopa, o que vens para aqui fazer? Isto são só pedras"ExclusivoNa aldeia de xisto da Figueira, concelho de Proença-a-Nova, vivem apenas 16 pessoas. Fernando foi o último bebé a nascer, filho de pais da terra, e já tem 36 anos. Não entra para as estatísticas de moradores, pois vive entre a aldeia e a capital, com a mulher, de Espinho. Mas o objetivo do casal é mudar-se definitivamente para Figueira: onde os da terra viram "pedras", eles veem um "diamante".
20/10/2020Mais 1876 casos e 15 mortes em 24 horasO boletim epidemiológico da DGS de hoje revela mais 1876 casos de infeção pelo novo coronavírus, 15 mortes e quase dois mil curados. Estão hospitalizadas 1237 pessoas (mais 63 do que ontem), 176 destas nos cuidados intensivos (mais 11).
19/10/2020 Não se sabe onde 41% das pessoas foram infetadasDiretora-Geral da Saúde disse em conferência de imprensa que atualmente é "possível em 59% do casos identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas de covid-19 ou que fosse um caso positivo".
19/10/2020Portugal ultrapassa os 100 mil casos. Há mais 1949 infetados O boletim epidemiológico da DGS de hoje revela ainda mais 17 mortes pelo novo coronavírus. Estão hospitalizadas 1 174 pessoas (mais 88 do que ontem), 165 destas nos cuidados intensivos (mais 10).
19/10/2020Taxa de testes positivos a subir desde setembro, mas já foi maior em abrilPortugal registou a pior semana no número de infeções diárias entre 12 e 18 de outubro, mas o país também está a aumentar a capacidade de testagem. Atualmente, 6,4% dos exames de rasteio à covid dão positivo, mas em abril esta taxa chegou a ser de 9%, contabilizou o DN, a partir de dados da Direção-Geral da Saúde.
16/10/2020DGS admite "grande" pressão na saúde públicaDiretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que estudantes finalistas de enfermagem irão com os seus professores para o terreno auxiliar os médicos de saúde pública na realização de inquéritos epidemiológicos.
16/10/2020Novo recorde de casos. Não havia tantas mortes desde abrilO boletim epidemiológico da DGS de hoje revela mais 2 608 infeções pelo novo coronavírus e 21 mortos. Estão hospitalizadas 1 015 pessoas (mais 22 do que ontem), 144 destas nos cuidados intensivos (mais cinco).
15/10/2020Novo recorde de casos. Há quase mil doentes internadosO boletim epidemiológico da DGS de hoje revela mais 2101 infeções pelo novo coronavírus e 11 mortos. Refere ainda que estão hospitalizadas 993 pessoas (mais 36 do que ontem), 139 destas nos cuidados intensivos (mais quatro).
15/10/2020"É uma utopia pensar que vamos conseguir controlar isto"O norte voltou a ser, há uma semana, a região do país com mais novas infeções pelo novo coronavírus. A pressão sobre os serviços é grande, assume, ao DN o médico Gustavo Tato Borges do ACES do Grande Porto Santo Tirso/Trofa, onde nesta quarta-feira faltava fazer o rastreio de 50 doentes. "Não acredito que haja nenhuma unidade de saúde pública no norte que não tenha casos em atraso e todos os dias nos caem novos. É uma utopia pensar que vamos conseguir controlar isto", diz.
14/10/2020"Situação pode agravar-se nos próximos dias" até 3 mil casos diáriosModelos matemáticos elaborados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge "apontam para um crescimento que pode situar-se nos três mil casos [diários] dentro de alguns dias, se não tivermos a cautela necessária", revelou a ministra da Saúde, nesta quarta-feira.
14/10/2020Portugal ultrapassou a barreira dos dois mil casos diários de covidÉ a primeira vez que o número de contágios diários passa os dois mil, desde que a pandemia de covid-19 chegou a Portugal. O boletim epidemiológico da DGS de hoje refere ainda que morreram sete doentes e que estão hospitalizadas 957 pessoas (mais 41 do que ontem), 135 destas nos cuidados intensivos (mais três). Ministra da saúde diz que "estamos a enfrentar uma situação de contágios crescente".
14/10/2020DGS reduz período de isolamento para 10 dias em casos ligeirosNorma foi atualizada esta quarta-feira, mas medida não se aplica a pessoas imunodeprimidas e a doentes graves.
13/10/20204200 profissionais para o SNS até março. Mas quantos se vão reformar?Depois de ler a proposta do governo para o Orçamento do Estado de 2021, Miguel Guimarães, elogia o reforço de 500 milhões em relação a 2020, mas admite: "esperava mais". Em entrevista ao DN, realça ainda que "gostava que muitas das ideias que estão no documento fossem rapidamente clarificadas".
13/10/2020"Ó Costa, aguenta lá o SNS". OE "é um sinal", mas "fica aquém"Depois de ler a proposta do Orçamento do Estado para 2021, o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar lembra as últimas palavras de António Arnaut ao primeiro-ministro: "Ó Costa, aguenta lá o SNS" e pede, também ele, investimento contínuo em profissionais, infraestruturas e equipamentos.
13/10/2020Portugal com mais 16 mortes, número mais alto desde 20 de maioO boletim epidemiológico da DGS de hoje refere ainda que foram encontrados mais 1208 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. A maioria distribui-se pelo norte (59%) e por Lisboa e Vale do Tejo (28,1%).