00h40"Experimentei ecstasy pela primeira vez no confinamento"Que efeito teve a pandemia no mercado das "drogas"? Enquanto ocorre um estudo europeu , o DN ouviu consumidores e especialistas. Houve de tudo: quem se iniciasse nos psicadélicos e até em "drogas de festa" como o MDMA, quem intensificasse consumos, quem os diminuísse ou procurasse tratamento. E quem começasse a vender.
07/04/2021Diretor do SEF reconhece que havia armas não registadas Botelho Miguel admite que os bastões, cujo porte por parte de muitos inspetores foi visto por várias testemunhas, não estavam devidamente registados. Revela ainda que da sua ordem para serem recolhidas todas estas armas, apenas lhe foram remetidas duas
06/04/2021Um chefe de polícia contra a omertàÉ possível uma hierarquia policial que não alinhe com as desculpas para a violência policial e não tente sempre justificá-la; é possível uma hierarquia policial que em nome da missão da polícia condene abusos e enfrente corporativismo, sindicatos e zeros. É possível uma polícia que recuse a omertà.
30/03/2021As netas de mouraDois anos depois de Neto de Moura ter sido castigado pelas suas decisões misóginas e insultuosas, a Associação Sindical de Juízes anuncia estudo que "prova" serem as juízas mulheres mais severas nos casos de violência doméstica que colegas homens. Mais severas elas, não mais lenientes eles - claro, se são a norma.
22/03/2021Seguranças e mais inspetores do SEF ainda podem ser acusadosSeguranças que confessaram ter manietado ilegalmente Ihor e não lhe prestaram assistência; polícias que viram ou sabiam que Ihor estava algemado e nada fizeram para o desalgemar e socorrer. Em causa podem estar os crimes de homicídio por omissão, sequestro, tortura e omissão de auxílio - e até ao fim do julgamento poderão passar a arguidos.
16/03/2021Violência policial e bom sensoA polícia pode deixar uma pessoa algemada deitada? Pode fazer um mata-leão? Pode pôr um joelho sobre a nuca ou pescoço? Pode dar com o bastão na cabeça? Pode disparar sobre carros em andamento? Não sabe responder? Não tem problema - a não ser que seja polícia. E dá-se o caso de muitos polícias não saberem.
15/03/2021Centro do SEF onde Ihor morreu cobra 100 euros de diáriaQuando Ihor Homeniuk nele morreu, há um ano, o centro de detenção do SEF cobrava uma diária de 90 euros (mais IVA) por detido às companhias aéreas. Atualizada para 100 euros em agosto, a taxa permitiu ao SEF chegar a cobrar 10 mil euros por dia, quando o centro tinha o dobro da lotação indicada.
10/03/2021“Só podia mandar tirar as algemas numa situação de vida ou de morte”Ihor esteve algemado mais de sete horas. Inspetor-chefe que mandou os três arguidos "acalmar" o cidadão ucraniano não é capaz de explicar quem tinha a obrigação de dar a ordem de o desalgemar. E garante que a posição "certa" para deixar uma pessoa algemada é "deitada de lado" - o que é falso.
10/03/2021Morte de Ihor. PSP ignora conclusões da IGAI sobre empresa de segurança O comportamento que a IGAI considerou "impróprio e reprovável", a vários níveis, dos vigilantes da Prestibel no caso da morte de Ihor Homeniuk, não chega para a PSP abrir uma inspeção extraordinária à empresa. Esta força de segurança diz aguardar pelo final do julgamento que está a decorrer - mas nenhum segurança é arguido no processo criminal.
09/03/2021A "identidade nacional" de António CostaO primeiro-ministro está preocupado com "uma fratura perigosa para a nossa identidade nacional" que advirá, segundo diz, de uma visão "autoflageladora da História" de que Mamadou Ba será exemplo. E eu estou preocupada com a ideia de "identidade nacional" do PM - e o seu sentido de oportunidade.
06/03/2021"O comunismo tem um lado muito utópico. Poderá nunca acontecer "O que é, como é, para que é ser comunista em 2021, em Portugal, 173 anos após a publicação do manifesto comunista e no centenário do PCP? Como se lida com o declínio da expressão eleitoral, a "falência das grandes narrativas", o abjurar dos regimes farol e a conversão ao parlamentarismo? Sete jovens comunistas respondem.
03/03/2021"Comentei com o meu colega: 'O homem parece que está a morrer'"Inspetor do SEF que foi buscar ucraniano pouco antes de este morrer diz que ficou "em choque" com o estado dele. Mas afirma não se lembrar de comentar "isto não se faz" ou perguntar "quem fez isto".
03/03/2021Médico que denunciou homicídio à PJ readmitidoO médico legista que autopsiou Ihor Homeniuk tinha sido demitido do Instituto de Medicina Legal, a 26 de novembro, por ter violado o contrato numa publicação científica relativa a outro caso
01/03/2021Empresa de segurança envolvida na morte mantém contratos com SEFFuncionários da empresa de segurança Prestibel cometeram ilegalidades várias e podem ainda ser acusados de crimes, mas não foram sequer alvo de procedimento disciplinar interno. SEF manteve contratos com a empresa, tendo até celebrado mais - o último é já de 2021.
23/02/2021Minorias tudo bem mas quietas e caladinhasÉ uma felicidade que na mesma semana se tenham cruzado o caso Caupers e o de Mamadou Ba: são da mesma família, sim. Mas exatamente ao contrário.
21/02/2021Fábulas da pandemia: o DJ que faz comida para foraMeses sem trabalho como DJ, 30 euros na conta e uma brincadeira puseram este filho de uma minhota e de um goês a fazer chamuças para fora. Mais "uma metáfora das merdas que estão a acontecer" comenta um responsável do Lux. "Porque é da música dele que precisamos". E ele também.
16/02/2021Novo presidente revoltado com "promoção da homossexualidade"Declarando-se "membro da maioria heterossexual", João Caupers descreveu em 2010 - no dia da promulgação da lei que permite o casamento a pessoas do mesmo sexo - "os homossexuais" como uma "inexpressiva minoria cuja voz é despropositadamente ampliada pelos media" dizendo-se "não disposto, nem disponível, para ser "tolerado" por eles."
08/02/2021Democracia sim, mas não para os inimigos da democracia?Várias democracias preveem a ilegalização de partidos. Em Portugal, são proibidas as organizações que defendam a tomada do poder pela violência - a FUP foi ilegalizada em 2004 por essa razão -, as fascistas e as racistas. Mas, advertem constitucionalistas, ilegalizar só em último recurso.