Autores

"Comecei a cantar fado e pediram-me que continuasse"

PremiumMaría Berasarte não se sente fadista mas é considerada uma das melhores artistas estrangeiras a cantar fado. Natural de San Sebastián, o seu primeiro disco a solo foi de fados, Todas las Horas Son Viejas (Todas as Horas São Velhas). Foi através deste trabalho que a cantora basca aproximou mais os espanhóis do fado. Nesta semana vai ter lugar em Madrid a 10.ª edição de Festival do Fado que vai homenagear Amália Rodrigues, "uma força sobrenatural".

"Esta forma de Felipe VI repudiar o pai nunca a tinha visto numa monarquia"

Há uma semana, em plena crise do coronavírus, o rei Felipe VI emitiu um comunicado: renuncia a qualquer futura herança a que tenha direito do pai, o rei emérito Juan Carlos. Isto depois de serem reveladas supostas irregularidades financeiras envolvendo o ex-monarca. A jornalista Pilar Eyre, autora de várias publicações sobre a família real, explica ao DN a importância desta decisão, as consequências e fala do futuro de Juan Carlos e da monarquia.

"O Podemos está calado porque está a conseguir aquilo que quer"

PremiumPSOE e ERC continuam em negociações para conseguir o apoio dos independentistas ao governo dos socialistas com o Podemos. Pedro Sánchez queria resolver a situação antes do Natal, mas está a impor o seu calendário. Nos próximos dias deverão ser conhecidas medidas que podem alterar os planos do primeiro-ministro em funções. Yolanda Gómez, subdiretora do jornal ABC e habitual nas tertúlias políticas na televisão, fala ao DN da dificuldade em formar governo e dos desafios dos partidos espanhóis nos próximos meses.