00h05 "Houve uma gestão errática e reativa, não a que o país merecia"Na semana em que Portugal atingiu os 234 mortos e os 14 mil infetados, o diretor do serviço de pneumologia de Coimbra e da Faculdade de Medicina teve um desabafo público sobre o seu hospital, "está destroçado" e sobre os médicos, "estão exaustos e em sofrimento ético". Ao DN explica porquê e defende que o país não teve o que merecia: "Uma gestão coerente, credível e corajosa".
21/01/2021"Fiquem em casa. Senão, não aguentamos"Em 16 dias passámos dos 78 mortos para os 219. A taxa de letalidade aumentou para 3,4. Nas enfermarias dos hospitais registam-se dois, quatro e até mais óbitos em 24 horas. A maioria das vítimas tem mais de 80 anos. Os médicos pedem à população para ficar em casa.
21/01/2021Em janeiro já foram feitos mais de 820 mil testes de rastreioA taxa de positividade à covid-19 tem oscilado, mas no dia em que se supera as 14 mil infeções diárias é da ordem dos 16%.
20/01/2021"Em 2 meses vão morrer mais 10 mil portugueses, mais do que até agora"A modelação da doença feita pela equipa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa indica que vão morrer mais portugueses nos próximos dois meses por covid-19 do que em dez meses de pandemia, a 16 de março poderemos ter 20 mil vítimas. Que vamos a caminho dos 6500 internamentos nas unidades hospitalares, 800 só em UCI, e de muito mais do que os 200 óbitos por dia. Nas últimas semanas, a realidade está a antecipar-se aos modelos matemáticos e os cenários previstos poderão agravar-se com a nova variante.
19/01/2021Pré-catástrofe. "Se nada for feito, teremos de escolher quem salvar"Pré-catástrofe. Presidente do colégio da Ordem pede reforço do confinamento. Nas UCI, os doentes ainda entram pelo seu estado e não pela doença. É assim que deve ser. Mas há escassez de recursos.
15/01/2021Hospitais devem ter plano para priorizar doentes oncológicosO coordenador do Programa para as Doenças Oncológicas diz que, em caso de falta de capacidade para tratar doentes, os hospitais devem consultar critérios de prioridade definidos pela DGS no início da pandemia. O presidente do Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos defende que unidades devem ter um plano de abordagem e de tratamento para doentes oncológicos.
14/01/2021"A solução é um conjunto de medidas, não só o confinamento"ExclusivoO Coordenador da Comissão de Vacinação contra a Covid-19 reafirma que os idosos estão todos incluídos nos grupos prioritários, mas admite que o número de vacinas impôs uma estratificação
11/01/2021Cadeias de transmissão sem controloO confinamento já é dado como inevitável, mas o presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública diz que não basta. É preciso o reforço de recursos humanos prometido para se travar cadeias de transmissão, pois "só assim se evita mais infetados". Na medicina intensiva, o médico Pedro Póvoa defende o confinamento, não pelo SNS, mas para que as pessoas sejam bem tratadas.
10/01/2021Lisboa e Vale do Tejo recruta para acelerar inquéritos epidemiológicosA Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo quer recrutar profissionais ligados à saúde, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, higienistas orais e dentistas para realizarem inquéritos epidemiológicos. "Há milhares de inquéritos por concluir", diz Ricardo Mexia. No WhatsApp, já corre uma mensagem a pedir envio de currículos para aquela administração.
10/01/2021Transmissão da covid disparou de 0,98 para 1,19 em seis dias O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge confirma um aumento na transmissibilidade de 0,21 de 25 de dezembro a 31. A tendência é cada vez mais de crescimento. Casos podem duplicar em 13 dias.
09/01/2021"Este Natal pode ter sido o último para muitas famílias"Em dois dias, casos de covid-19 passam barreira dos dez mil. O país está a braços com 417 surtos ativos. E os alarmes voltaram a soar em relação ao agravamento da mortalidade com os 118 óbitos registados ontem. Na próxima semana, estima-se 12 mil casos diários e mais de 120 mortos. "Janeiro vai ser um mês duro", dizem especialistas. "É preço do Natal".
08/01/2021Falta de meios nos centros de saúde facilitou cadeias de transmissãoEx-presidente da Associação de Medicina Familiar diz que resposta nesta área não conseguiu travar cadeias de transmissão, "o reforço de recursos não chegou". Agora, "é proteger os idosos e tentar evitar mais mortes".
07/01/2021Santa Maria já realizou 124 cirurgias a doentes não covid nos privadosNum mês, cirurgiões do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte conseguiram operar mais de uma centena de doentes não covid em unidades privadas. Este é o resultado do protocolo assinado a 9 de dezembro com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos doentes com intervenções agendadas e que não iriam ser realizadas devido à suspensão da atividade programada.
07/01/2021Hospitais atingem linha vermelha. Especialistas defendem confinamentoBalanço. Portugal ultrapassou a barreira dos dez mil casos esta quarta-feira, situação que vai ter um impacto brutal no SNS daqui a oito ou dez dias. ARS de Lisboa e Vale do Tejo diz que vai ter mais camas nas unidades militares. Especialistas defendem medidas severas para confinamento e avisam que a mortalidade pode agravar-se mais se os idosos não forem vacinados.
06/01/2021Atividade não urgente nos hospitais de Lisboa suspensaO objetivo é que os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo elevem os planos de contingência para o nível máximo.
05/01/2021"O Manel foi um milagre no ano de 2020"Maria Lucena sonhou ser mãe, planeou a gravidez e estava à espera de dar à luz no final de maio de 2020. Mas em março o presente mudou e o futuro também. Foi a primeira grávida a ficar infetada com covid-19 em Lisboa e ser internada na Maternidade Alfredo da Costa. Tudo o que tinha imaginado sobre o parto e o início da maternidade não aconteceu. Sentiu medo, muito. Mas hoje agradece ao Manel, por ter lutado também.
03/01/2021Com ou sem pandemia, "sem ciência e sem arte não há uma vida plena"ExclusivoO DN desafiou a cientista Maria do Carmo Fonseca e o diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, para uma conversa sobre ciência e arte. Que papel ocupa cada uma na condição humana? Eles aceitaram, e num final de tarde, no Salão Nobre do D. Maria, durante quase hora e meia falaram da vida, de liberdade e criatividade, de conhecimento e ética, de responsabilização e política, de desafios e futuro.
03/01/2021"Espero o dia em que possa voltar a estender a mão a um doente"Pedro Pinto é cirurgião ortopédico, Tânia Russo é pediatra. Sara Ferreira é médica de família. Nenhum está na linha da frente da covid-19, mas o DN quis saber como é para um médico estar do outro lado. E, afinal, só o ritmo é diferente, porque o pensamento também está sempre a passo com a pandemia.