Morreu o ator britânico que deu vida a R2-D2
Baker tinha 43 anos e mais de uma década de carreira quando foi escolhido para ser R2-D2
O ator britânico que deu vida ao robô R2-D2 na saga Star Wars morreu este sábado, aos 81 anos. Kenny Baker participou ainda em filmes como Os Ladrões do Tempo e Flash Gordon.
Relacionados
Baker tinha 43 anos e mais de uma década de carreira quando foi escolhido para ser R2-D2 no Episódio IV - Uma Nova Esperança, em 1977, papel que repetiria em todos os filmes da trilogia original Star Wars e nas prequelas.

© Reuters
O ator, que nasceu em Birmingham, tinha apenas 1,11 m, o que o tornava perfeito para um papel em que tinha de caber num pequeno robô. No último filme participou apenas como consultor.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Uma sobrinha do ator afirmou que este sofria de problemas pulmonares. "Estava bastante doente nos últimos anos e já esperávamos um desfecho fatal", disse Abigail Shield. "Viveu uma vida longa e plena e conseguiu fazer feliz muita gente (...), estamos muito orgulhosos de tudo o que alcançou", acrescentou, precisando que um dos sobrinhos o encontrou morto hoje de manhã.
R2-D2 foi construído por Tony Dyson, que fez oito modelos do robô desenhado por Ralph McQuarri - quatro dos robôs eram controlados por um comando, dois foram construídos para o ator Kenny Baker e outros dois tiveram apenas o objetivo de serem destruídos numa cena.