Vulcão de 'Senhor dos Anéis' em risco de erupção

O principal vulcão em atividade na Nova Zelândia e um dos mais ativos no mundo, o Ruapehu, utilizado pelo realizador Peter Jackson, como Monte Desolação onde se encontrava Sauron, está em risco de entrar em erupção, anunciou hoje a proteção civil neozelandesa.

Um dos principais vulcões em atividade no mundo, o Ruapehu, situado a 2797 metros de altitude no centro da Ilha Norte da Nova Zelândia, está a despertar, notando-se um aumento da pressão subterrânea, indício de uma possível erupção a curto prazo, indicaram os serviços da proteção civil e a entidade responsável pelo património natural e histórico do país, que pediram aos turistas e viajantes para evitarem a área.

O Ruapehu é um dos três vulcões do Tongariro World Heritage Park, o primeiro parque nacional da Nova Zelândia, na Ilha Norte, conhecida pelo seu grande número de vulcões ainda ativos.

"A atual situação não pode continuar. O Ruapehu entrou num tal nível de atividade que as suas temperaturas não cessam de aumentar", declarou à Rádio New Zealand Harry Keys, responsável pelo setor de ameaça vulcânica na proteção civil.

"Isto significa que, mais tarde ou mais cedo, a situação terá de se corrigir, ou por pequenos ajustamentos, de forma relativamente pacífica, ou por uma erupção significativa", explicou Harry Keys. As temperaturas obtidas a poucas centenas de metros sob o lago na cratera são na ordem dos 800 graus Celsius, enquanto a temperatura do lago não ultrapassa os 20 graus. Isto significa, segundo a entidade de vigilância aos vulcões no país, a GNS Science, está a verificar-se numa das chaminés uma subida de pressão que multiplica as hipóteses de erupção "nas próximas semanas ou meses". A anterior erupção relevante ocorreu em 2007, sem causar vítimas.

Em 1953, uma gigantesca massa de massa de água e cinzas vulcânicas, após a descida a grande velocidade de uma das encostas, envolveu uma ponte no rio Whangaehu, por onde passava um combóio, causando a morte de 151 pessoas.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG