"Transformo-me realmente em duas mulheres"

A atriz portuguesa Ana Moreira é a protagonista desta história de amor. A atriz de Tabu interpreta duas mulheres com destinos semelhantes.

Sentiram-se, durante a rodagem, alguns choques culturais?

Sim, aconteceram. É complicado culturalmente e a maneira de representar para os atores é diferente. Por outro lado, é um desafio muito interessante. A certa altura, comecei a adaptar-me. Gosto de trabalhar com cineastas estrangeiros - trazem novas dinâmicas.

O que foi mesmo diferente?

O ritmo. Este cineasta era muito acelerado! Fazíamos cinco a seis cenas por dia, o que é muito! Um ator tem de ter um tempo de resposta muito mais rápido.

As suas duas personagens têm um cuidado de composição visual muito forte...

O realizador quis mesmo marcar visualmente as diferenças. Transformo-me realmente em duas mulheres diferentes. E, como atriz, ajudou, porque as histórias acabam por ser as mesmas, bem como os atores. Ou seja, entre uma personagem e outra não há uma fratura. Aconteceu por vezes no mesmo dia estar a fazer o século XVIII e este! Numa cena estou loura, noutra morena de cabelo comprido... Não sei, mas, por termos estado em tantos sítios e em épocas diferentes, deu a sensação de estarmos a fazer três filmes diferentes. Agora, no Japão, vai parecer outro filme, até porque lá a equipa é japonesa. Vamos a ver como me adaptarei. Estarei sozinha a apanhar chapéus... Estou muito curiosa para ver o que vai sair daqui, quanto mais não seja porque temos imenso material. Pode sair um filme completamente diferente daquele que estava no guião. Podem até estar aqui dois filmes diferentes. Espero que se transforme numa outra coisa.

O olhar japonês é diferente?

Sim, vai ficar mesmo diferente. Tem uma relação com a história dos dois países: cá o terramoto de 1755 e, lá, o mais recente tsunami... Será um filme que também lida com o lado das catástrofes.

Alguma ideia pela qual Funahashi se lembrou de si?

Viu-me em Tabu, de Miguel Gomes, filme de que gosta muito.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG