Transferência de coches para novo edifício do Museu Nacional começa hoje

Novo Museu Nacional dos Coches abre ao público no dia 23 de maio, data do 110.º aniversário da sua inauguração.

A transferência dos coches do atual Museu Nacional para o novo edifício, da autoria do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, em Belém, começa hoje de manhã, segundo a Secretaria de Estado da Cultura.

De acordo com o gabinete do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, o primeiro coche a ser transferido será o Landau do Regicídio.

"O Landau do Regicídio data do final do século XIX e tem uma forte componente histórica. Nele seguia a família real, quando, em Lisboa, a 01 de fevereiro de 1908, um atentado matou o Rei D. Carlos I e o herdeiro, Príncipe D. Luís Filipe", segundo uma nota de imprensa sobre a transferência.

A data de abertura ao público do novo edifício do Museu Nacional dos Coches está prevista para o dia 23 de maio, data do 110º aniversário da sua inauguração.

O novo Museu Nacional dos Coches é composto por dois edifícios, com quatro pisos, e que inclui duas salas de exposição permanente, a sala de exposições temporárias, auditório, serviço educativo, laboratório, oficinas, zonas técnicas e administrativas.

Ocupando 15.177 metros quadrados nos terrenos das antigas Oficinas Gerais do Exército, o projeto foi concebido em consórcio com os ateliês MMBB Arquitetos (Brasil), Bak Gordon Arquitetos e Nuno Sampaio Arquitetos (Portugal).

O museu reúne uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio do século XVII ao século XIX, na sua maioria provenientes dos bens da coroa ou propriedade particular da Casa Real portuguesa.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG