Portugal fora dos finalistas dos prémios Mies de arquitetura

Dos quatro projetos na shortlist de 40 nenhum chegou à fase final. Os finalistas são na Holanda, Polónia, França, Reino Unido e Dinamarca.

Os prémios Mies van der Rohe de arquitetura entraram na fase decisiva. São cinco os finalistas do concurso que visa distinguir os melhores projetos de arquitetura da União Europeia. Os trabalhos escolhidos pelo júri, e hoje divulgados, são os seguintes:


deFlat Kleiburg, Amsterdão, Holanda - arquitetos: Walter van Dijk (1962, Holanda) e Xander Vermeulen Windsant (1979, Holanda)


Ely Court, Londres, Reino Unido - arquiteta Alison Brooks (1962, Reino Unido)


Kannikegården, Ribe, Dinamarca - arquitetos: Lene Tranberg (1956, Dinamarca) e Boje Lundgaard (1943, Dinamarca)


Museu Katyn, Varsóvia, Polónia - arquitetos: Jan Belina-Brzozowski (1978, Polónia), Konrad Grabowiecki (1978, Polónia)


Memorial Rivesaltes, Rivesaltes, França - arquiteto: Rudy Ricciotti (1952, França)


Os projetos portugueses que não passaram à fase final são o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, arquiteta Amanda Levete, a sede da Fundação EDP, do atelier Aires Mateus, ambos em Lisboa, o Museu Nadir Afonso, em Chaves, de Siza Vieira e a Casa de Oeiras, em Oeiras, de Pedro Domingos.

Os vencedores do prémio Mies van der Rohe serão conhecidos a 16 de maio. Será distinguido ainda um arquiteto emergente. A cerimónia de Entrega dos Prémios terá lugar dez dias depois no Pavilhão Mies van der Rohe, em Barcelona.


O prémio, no valor de 60 mil euros, instituído em 1987 pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe é considerado um dos galardões de maior prestígio na área da arquitetura.

O júri do prémio é composto por Stephen Bates (presidente), arquiteto, nascido em 1964; Gonçalo Byrne, arquiteto, nascido em 1941; Peter Cachola Schmal, arquiteto, nascido em 1960; Pelin Dervis, arquiteta, nascida em 1967; Dominique Jakob, arquiteta, nascida em 1966; Juulia Kauste, Socióloga, nascida em 1967; Malgorzata Omilanowska, historiadora de arte e política, nascida em 1960;

Mais Notícias

Outras Notícias GMG