No quintal de Denzel Washington

São cinco os nomeados para o Óscar de Melhor Ator. Este é Denzel Washington, o veterano que interpreta e realiza "Vedações".

Escrita em 1983 por August Wilson e vencedora de um prémio Pulitzer e de um prémio Tony em 1987, a peça de teatro Vedações voltou à Broadway em 2010 numa encenação de Kenny Leon que tinha como protagonistas os atores Denzel Washington e Viola Davis. A produção voltou a ser premiada e, mais importante ainda, deixou Denzel Washington com vontade de trazer aquela história para o cinema. August Wilson tinha deixado um primeiro argumento escrito, antes de morrer em 2005, que serviu de base ao argumento de Tonny Kushner para este filme que o próprio Washington realiza.

Não é a primeira vez que Denzel Washington se senta na cadeira do realizador. Em 2002 já tinha feito Antwone Fisher e em 2007 realizou Debate Pela Liberdade, que chegou a estar nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático. Em ambos, tal como em Vedações, Washington era também intérprete.

Com 62 anos, Denzel Washington é um nome respeitado em Hollywood, vencedor de dois Óscares como Melhor Ator Secundário, por Tempo de Glória, de Edward Zwinck (1989), e por Dia de Treino, de Antoine Fuqua (2001), ao lado de Ethan Hawke:

Para além destas, esteve nomeado mais quatro vezes. Como Ator Secundário em Grita Liberdade, de Richard Attenborough (1987), e O Furacão, de Norman Jewison (1999):

E como Melhor Ator em Malcolm X, de Spike Lee (1992) e Detenção de Risco, de Robert Zemeckis (2012):

Talvez se lembrem do seu primeiro papel no cinema, na comédia Ninguém Diga Que Está Bem, de Michael Schultz (1981):

Denzel Washinton é, desde então, uma presença regular no grande ecrã, em filmes como Filadélfia, de Jonathan Demme (1993), ao lado de Tom Hanks, Dossier Pelicano, de Alan J. Pakula (1993) ao lado de Julia Roberts, Maré Vermelha, de Tony Scott (1995) ao lado de Gene Jackman, Coragem Debaixo de Fogo, de Edward Zwick (1996) ao lado de Meg Ryan, ou O Colecionador de Ossos, de Philip Noyce (1999) ao lado de Angelina Jolie.

Em Vedações, Washington contracena com Viola Davis (nomeada para o Óscar de Melhor Atriz Secundária). Eles são um casal afro-americano na América dos anos 50, a braços com problemas familiares, um passado de dificuldades de que tentam fugir, e um camião de lixo onde Troy trabalha para alimentar a família. Além dos atores, Vedações tem ainda nomeações para Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado.

A par de Denzel Washington na lista de nomeados ao Óscar de Melhor ator estão Ryan Gosling (La La Land), Casey Affleck (Manchester By the Sea), Viggo Mortensen (Capitão Fantástico), e Andrew Garfield (O Herói de Hacksaw Ridge). O vencedor será conhecido no domingo à noite.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG