Quem são as Cimorelli?

O grupo pop composto por seis irmãs americanas, com idades entre os 14 e os 24 anos, dá este fim-de-semana dois concertos em Portugal.

As Cimorelli são seis irmãs sorridentes e de cabelo comprido: Christina (24 anos), Katherine (22), Lisa (21), Amy (19), Lauren (16) e Dano (14). Cimorelli é o seu apelido, de origem italiana. As raparigas tiveram uma educação religiosa e foi na igreja que começaram a cantar. Nos primeiros concertos em feiras locais faziam versões de músicas conhecidas, cantando a capella, mas agora já são elas que escrevem as suas próprias canções - de vez em quando, ainda lançam versões de temas de que gostam, como, recentemente, de Steal, de Taylor Swift:

As Cimorelli lançaram o primeiro EP independente em 2008, com temas de Christina e Lauren, e harmonias com arranjos de Lisa e com um estilo pop muito leve e adequado aos ouvidos de adolescentes como elas. Oriundas da California, tornaram-se conhecidas através do Youtube - o seu canal tem mais de 3 milhões de subscritores e no Facebook têm 2,5 mil milhões de fãs. 2014 foi o ano em que se tornaram famosas mundialmente, com o seu quinto EP, Renegade:

Nesta música - assim como em muitas das suas intervenções no Instagram ou no Twitter - as Cimorelli tentam passar uma mensagem positiva aos jovens, para que acreditem em si mesmos e lutem pelos seus objetivos, não se deixando influenciar pelo que os outros dizem.

"Algumas vezes os produtores querem que usemos micro-mini-saias ou tops muito curtos, acham que nos devíamos vestir de forma mais provocante. Mas nós não somos assim", afirmou Christina, que por ser a mais velha é vista por todas como a líder do grupo, numa entrevista em dezembro passado. "Ou então acham que devíamos escrever letras mais provocantes. Mas as letras não têm que ser provocantes para contar uma boa história. A música vale por si, não interessa o que o artista tem vestido."

O tema You're Worth It fala disso mesmo:

Para além das músicas, as irmãs continuam a colocar muitos vídeos no Youtube mostrando momentos mais descontraídos, brincadeiras, dicas sobre estilo e confissões sobre a vida numa família com tantas irmãs. E, sim, elas parecem estar sempre a rir. E até falam português.

Este sábado, as Cimorelli iniciam a sua digressão europeia com um concerto no Theatro Circo, em Braga. No domingo é a vez do Coliseu de Lisboa. Seguem depois para Espanha, Alemanha, Suíça e Inglaterra.

Mais Notícias