Deolinda recebem Prémio José Afonso

O álbum 'Dois selos e um carimbo' foi agraciado com o Prémio José Afonso, entregue pela Câmara Municipal da Amadora.

Instituído há 25 anos, foi hoje divulgado que o segundo álbum de estúdio dos Deolinda, Dois selos e um carimbo, lançado em 2010, foi distinguido com o Prémio José Afonso.

Na sua página oficial no Facebook a banda escreveu: "A importância que tem para nós esta distinção é difícil de pôr em palavras, tão grande é a admiração que temos pela obra e pelo homem que foi Zeca Afonso. Estamos felizes, muito felizes."

O álbum dos Deolinda foi escolhido de uma lista de discos editados em 2010 e dos quais faziam parte trabalhos de António Zambujo (Guia), Camané (Do amor e dos dias), Júlio Pereira (Gaffiti), Lula Pena (Troubadour) ou Mariza (Fado tradicional).

O júri que decidiu distinguir os Deolinda com o Prémio José Afonso foi constituído por António Moreira, vereador da Cultura da Câmara da Amadora, pela pianista Olga Prats, pelo compositor Sérgio Azevedo e por Vanda Santos, chefe da divisão de Intervenção Cultural da Câmara.

Em comunicado o júri defendeu a sua decisão: "O álbum Dois selos e um carimbo, dos Deolinda, vem confirmar e expandir, após o merecido sucesso do primeiro CD em 2008, as já evidentes qualidades deste grupo em plena ascensão: requinte das melodias e dos arranjos, que fundem habilmente várias influências num todo original mas genuinamente português, ótima interpretação instrumental e vocal, e pertinência e atualidade das letras (que se traduzem numa poesia crítica inteligente e plena de humor), qualidades a que se juntam a inovação e individualidade musical e a cuidada produção sonora e gráfica do álbum."

Esta semana os Deolinda lançaram o seu terceiro álbum, Mundo Pequenino, que já atingiu o galardão de ouro por vendas superiores a dez mil exemplares. A banda vai apresentar este disco ao vivo com dois concertos nos coliseus de Lisboa e do Porto, no próximo mês de maio.

António Pinho Vargas, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Fausto ou Né Ladeiras são alguns dos artistas que no passado foram agraciados com o Prémio José Afonso.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG