Bruno Mars e Rihanna os mais pirateados em 2013
Usando dados do Bit Torrent, o método mais popular para piratear música, a Musicmetric verificou que os dois cantores ultrapassaram os 5 milhões de downloads ilegais este ano.
Nem Bruno Mars, nem Rihanna, lançaram novos álbuns este ano mas, mesmo assim, estão à frente na tabela de downloads ilegais de 2013, com 5.78 milhões e 5.41 milhões de descarregamentos, respetivamente.
Daft Punk e Justin Timberlake ficaram no terceiro e quarto lugares respetivamente, com 4.21 milhões e 3.93 milhões de downloads ilegais, embora ambos tenham lançado discos novos este ano.
O website NME, citando o relatório da Musicmetric, afirma que no total os vinte cantores com mais downloads, foram pirateados 64.5 milhões de vezes, desde janeiro, no Bit Torrent.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Segundo a mesma fonte, Gregory Mead, chefe-executivo da Musicmetric, afirmou que não tolera a pirataria mas, "os dados do Bit Torrent oferecem uma visão das bandas preferidas dos fãs".
Beyoncé foi outra das estrelas afetada pela pirataria. Recentemente, foi noticiado que a cantora perdeu cerca de 4 milhões de dólares de lucro após o seu último álbum, Beyoncé, ter sido pirateado cerca de 240 mil vezes só na semana de lançamento.
Os vinte mais pirateados em 2013:
1.º Bruno Mars
2.º Rihanna
3.º Daft Punk
4.º Justin Timberlake
5.º Flo Rida
6.º Kanye West
7.º Eminem
8.º Jay Z
9.º Drake
10.º Pitbull
11.º One Direction
12.º Maroon 5
13.º Zedd
14.º Nicki Minaj
15.º Adele
16.º Avicii
17.º David Guetta
18.º Linkin Park
19.º Pharell Williams
20.º Katy Perry