Museu do Prado promete resposta ao relatório que lhe tira dois Bosch

O museu espanhol promete responder ao que chama de "des-atribuição" da assinatura de Bosch de duas das suas obras.

"O Museu do Prado respeita o estudo realizado pelo Bosch Research and Conservation Project mas discorda das suas conclusões e rejeita a "des-atribuição" de El Bosco tanto da Mesa dos Pecados Capitais como de As Tentações de Santo António".

A resposta, de ontem, surge na sequência da apresentação dos resultados de seis anos de investigação do Bosch Research and Conservation Project, na Holanda. O grupo afiança que os quadros Santo Antonio Abad e Mesa dos Pecados Capitais assim como um outro que se encontra em solo espanhol e está no El Escorial, Cristo Coroado de Espinhas, são de discípulos de Bosch e não do próprio.

O estudo, acrescenta o comunicado do Prado, "não acrescenta nenhum dado técnico ou material relativo às mencionadas obras do Museu do Prado que seja compatível com a autoria de Bosch, e fundamenta os seus juízos em apreciações estilísticas muito subjetivas.

O museu lembra que detém a maior coleção de obras de El Bosco conservadas e é pioneiro no estudo técnico do pintor, mantendo a autoria de Jheronymus Bosch nos dois quadros.

Os argumentos, adiantam, ficam para a inauguração retrospetiva dedicada ao pintor que inaugura no dia 31 de maio e em que estarão as obras de Bosch de coleções de todo o mundo. Nova Iorque, Washington, Paris e Lisboa, com As Tentações de Santo Antão. O Museu do Prado "dará resposta às objeções do Bosch Reasearch & Conservation Project por escrito, seguindo os métodos da História da Arte, no catálogo da exposição El Bosco. A exposição do Centenário.

As conclusões do estudo holandês foram divulgadas na segunda-feira, en 's Hertogenbosch, a cidade natal do pintor holandês (e um dos financiadores do projeto). No dia 13 de fevereiro é inaugurada a exposição Jheronymus Bosch: Visões de um Génio, no Museu Noorbrabant, que mostrará parte da pintura e desenhos da autoria do artista. A estrela da companhia será As Tentações de Santo António, um quadro agora atribuído ao pintor, que estava nas reservas do museu Nelson-Atkins, em Kansas City, Missouri, nos EUA. Até agora pensava-se que seria de um dos seus discípulos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG