Marcelo faz "visita surpresa" ao Espaço Ulmeiro

O Presidente eleito - que, entre outras coisas, compra Enid Blyton e livros de política - apareceu neste sábado na histórica livraria lisboeta que corre o risco de fechar portas

"Foi uma visita surpresa, veio para apoiar. Disse que tinha sabido da notícia e não queria faltar", conta José Antunes Ribeiro, fundador da histórica livraria Espaço Ulmeiro, em Benfica, ao DN.

A "notícia" que o Presidente eleito Marcelo Rebelo de Sousa, visita surpresa deste sábado, terá ouvido é a de que aquele espaço lisboeta onde reside a livraria e editora Ulmeiro corre o risco de fechar as suas portas por problemas financeiros.

Acho que vamos conseguir dar a volta

Todavia, a feira que atualmente levam a cabo para tentar reverter a situação, e que continua até 20 de março, já mostra resultados. "Se a tendência se mantiver, acho que vamos conseguir dar a volta."

Ainda sobre Marcelo, o fundador da Ulmeiro conta que "já o conhecia e ele foi sempre um cliente assíduo das nossas iniciativas fora da livraria." José Ribeiro acrescenta que o "Professor" não compra apenas livros de Direito, mas livros de Os Cinco, de Enid Blyton, "muitos folhetos e algumas coisas de política que temos de antes e depois do 25 de abril".

Há cerca de um ano, José Antunes Ribeiro começou a fazer leilões dos livros através do Facebook. Essa tem sido a sua principal fonte de receita, ainda que agora os leilões estejam a ser ultrapassados pela feira. Se a situação desta última semana se mantiver, o Espaço Ulmeiro, número 13 da Avenida do Uruguai, pode sobreviver aos "últimos quatro anos absolutamente desastrosos", como os descreveu José à agência Lusa.

Agora, o escritor, editor e livreiro nota "o regresso de clientes que já não vinham há 30 ou 40 anos", a presença de "jovens" como os que estão a organizar uma sessão de leitura no próximo sábado e a grande atenção que a comunicação social tem dado ao periclitante fecho do espaço que abriu as suas portas em 1969 e por onde passaram figuras como Zeca Afonso ou Natália Correia.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG