Padre António Vieira

Em 1681, quando regressou ao Brasil após as suas (des) venturas no Reino de Portugal e em Roma, o Padre António Vieira decidiu terminar a reunião da sua obra nos poucos anos que lhe restavam de vida. Os Sermões deram dezasseis volumes, as Cartas três e ainda tentou concluir a obra de profecias Clavis Prophetarum, que lhe garantiram um registo do “sucesso” que teve como orador, epistológrafo e ensaísta para a eternidade. Algumas destas obras foram elogiadas até pela Inquisição que o perseguiu e serviram de modelo para padronizar muito da Língua Portuguesa que ainda hoje se fala.


Algumas destas obras estão agora a ser reeditadas pelas renascidas editoras Sá da Costa e Portugália, que acrescenta ainda a estas obras já referidas dois estudos de António de Abreu Freire, por ocasião da comemoração dos 400 anos do nascimento do jesuíta que se está a comemorar. No caso da Sá da Costa, os dois volumes da História do Futuro tem prefácios e notas de  António Sérgio e Hernâni Cidade e já eram uma relíquia de outros tempos. Se destas  reedições não é preciso falar muito, dado serem imprescindíveis para o estudo ou leitura da António Vieira, já no que respeita aos dois volumes da Portugália há que referir ao que vêm. São edição recente – apesar da capa de estilo antiquado – e que se completam porque António de Abreu Freire coloca num volume um retrato do Padre como “Educador, estratega, político e missionário” e no outro o cenário de uma viagem pelos muitos locais por onde o biografado andou.


E o que é curioso nesta abordagem da obra do Padre António Vieira é que o autor faz este percurso num veleiro durante um ano, partilhando algumas das pernadas com outros passageiros, sempre em busca dos testemunhos da presença local já distante de António Vieira. É, por isso, um diário de bordo de uma navegação que o levou até à Madeira, litoral do Brasil, Caraíbas e Açores.


História do Futuro (Volume I e II)
PADRE ANTÓNIO VIEIRA

Diário de Bordo e Padre António Vieira
ANTÓNIO DE ABREU FREIRE

Mais Notícias

Outras Notícias GMG