Chico Buarque lê excerto do novo romance

O novo livro do músico e escritor Chico Buarque chama-se 'O Irmão Alemão' e vai estar à venda no Brasil a partir de 14 de novembro,

Este será o quinto romance do brasileiro Chico Buarque, depois de Leite Derramado (2009), que ganhou o Prémio Jabuti para livro do ano, e ainda Budapeste (2003), Benjamin (1995) e Estorvo (1991).

O novo livro chama-se O Irmão Alemão e vai ser editado pela Companhia das Letras, no Brasil, a 14 de novembro. A editora lançou um booktrailer com o próprio Chico Buarque a ler um excerto do livro, no qual o narrador fala do pai, leitor compulsivo: "A biblioteca do meu pai contava então uns 15 mil livros (...) Calculando que ele tenha acumulado livros a partir dos 18 anos, posso tirar que meu pai não leu menos de um livro por dia. Isso sem contar os jornais, as revistas e a farta correspondência habitual, com os últimos lançamentos que por cortesia as editoras lhe enviavam".

Numa entrevista em 2010, Chico revelou ter um "meio-irmão alemão", filho, como ele, do historiador Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), antes do seu casamento: "Não sei se ainda tenho. Mas tive. O meu pai teve um filho alemão antes de se casar. Depois, perdeu de vista porque voltou para o Brasil (...)." O músico não chegou a conhecer esse irmão, mas é muito provável que a sua existência, ainda que apenas imaginada, tenha servido de inspiração a este livro.

Chico Buarque, que fez recentemente 70 anos, concilia há anos a carreira musical com a escrita de romances onde, na verdade, tem conseguido cada vez maior reconhecimento. O seu último livro está editado em Portugal pela Dom Quixote, que irá tentar também publicar este O Irmão Alemão.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG