Há "vontade política séria" de parcerias com o Brasil

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, afirmou na noite de segunda-feira, em São Paulo, que a sua visita ao Brasil irá ajudar a concretizar projetos de parceria com o Brasil.

"Não é só conversa, é vontade política séria de obter resultados", afirmou Barreto Xavier numa receção no consulado de Portugal em São Paulo.

O secretário de Estado manteve na segunda-feira um encontro com a ministra brasileira da Cultura, Marta Suplicy, onde foi abordada a construção de um centro cultural português no Brasil, e um brasileiro em Portugal, e visitou três possíveis locais para a sede desse instituto em São Paulo.

Barreto Xavier realçou que ainda não está definida a cidade em que o centro cultural será instalado, mas apontou o Rio de Janeiro e São Paulo como possibilidades e disse que, para o financiamento dos centros, o objetivo é captar recursos com parcerias público-privadas.

Outra parceria que está a ser discutida é na área do audiovisual e segundo a assessoria internacional da ministra Marta Suplicy, há um projeto de produção cinematográfica conjunta sobre a fixação da família real portuguesa no Brasil, em 1808.

Jorge Barreto Xavier não deu, contudo, detalhes sobre o modelo da parceria ou as formas de financiamento.

A atriz e realizadora Maria de Medeiros, presente na receção ao secretário de Estado, afirmou que uma parceria na área do audiovisual é "muito positiva" e pode ser um "motor" para relançar as produções portuguesas.

"Portugal está num momento difícil, precisa dos amigos, dos irmãos", disse Maria de Medeiros, que este mês venceu três prémios no Festival do Gramado, no Brasil.

Nesta terça-feira, o governante português tem visitas agendadas à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, à Pinacoteca e ao Museu da Língua Portuguesa.

Na quarta-feira chega ao Rio de Janeiro onde tem uma visita agendada à Agência Nacional do Cinema (Ancine) do Brasil e onde participará na Bienal do Livro.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG