Guns N'Roses excluem música racista da nova caixa "Appetite for Destruction"
O polémico tema "One in a Million", de 1989, ficou de fora.
Os Guns N'Roses anunciaram recentemente o lançamento de uma caixa com o seu álbum de 1988, Appetite for Desctrucion, e mais uma série de temas extra, faixas inéditas e demos, incluindo todas as canções do EP GN'R Lies (1989). Todas menos uma. One in a Million foi excluída desta reedição.
Relacionados
O grupo norte-americano não comenta esta decisão mas não é difícil perceber que esta exclusão está relacionada com o facto de One in a Million ter uma letra ostensivamente racista e homofóbica.
One in a Million é uma canção de autoria de Axl Rose e que conta, na primeira pessoa, a experiênca do músico nas ruas de Los Angeles. Logo no momento em que foi lançada, a canção foi bastante criticada. A certa altura, Axl Rose canta:
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"Immigrants and faggots
They make no sense to me
They come to our country
And think they"ll do as they please
Like start some mini-Iran
Or spread some fucking disease
And they talk so many goddamn ways
It"s all Greek to me"
Na altura, referindo-se à expressão nigger, ("Police and niggers, that's right/ Get outta my way/ Don't need to buy none/ Of you gold chains today") Axl Rose argumentou: "Porque é que as pessoas de cor se podem tratar umas às outras por nigger mas quando um branco usa essa palavra é um grande problema? Não gosto de limite de nenhum tipo. Não gosto que me digam o que posso e não posso dizer. Usei a palavra nigger porque é a palavra que descreve alguém que é um problema na nossa vida. Não referindo-me necessariamente a alguém de cor."
O músico explicaria, mais tarde: "Muitas pessoas de países como o Irão, Paquistão, China, Japão, etc. arranjam empregos em lojas de conveniência e bombas de gasolina. E depois tratam-nos como se nós não pertencessemos aqui." Também argumentou que tinha tido alguns problemas com homossexuais, "incluindo uma tentativa de violação": "Não sou contra eles fazerem o que querem fazer desde que não magoem ninguém", disse em 1992. Da mesma forma, disse que tinha tido algumas más experiências com pessoas de cor que queriam roubá-lo e era contra essas pessoas, especificamente, que cantava. "Esta canção foi a maneira de expressar a minha ira e o quão vulnerável me senti em algumas situações da minha vida", disse Axl numa entrevista.
A caixa dos Guns N'Roses estará disponível a 29 de junho com o título Appetite for Destruction: Locked N'Loaded.