Enda Walsh e Tennesse Williams na nova temporada dos Artistas Unidos

Jorge Silva Melo encena "A Noite da Iguana", em janeiro, no São Luiz.

A nova temporada do Teatro da Politécnica, em Lisboa, inicia-se a 14 de setembro, com O Rio, do britânico Jez Butterworth, uma encenação de Jorge Silva Melo, com Rúben Gomes, Inês Pereira, Vânia Rodrigues e Maria Jorge, em cena até 22 de outubro.

"Mal a li, quis fazê-la", diz Jorge Silva Melo sobre esta peça, no texto de apresentação da temporada. "O Rio é uma peça que me assombra, com fantasmas, mulheres mortas, desafios vitais, 'o que é isso de amar?' e peixe no forno." Jez Butterworth nasceu em Londres em 1969 e alcançou grande sucesso com Mojo, a peça que se estreou no Royal Court em 1995 e com a qual ganhou os prémios Laurence Olivier, Evening Standard e George Devine. Esta O Rio estreou-se 2012 e chegou dois anos depois à Broadway, aqui com interpretações de Hugh Jackson, Laura Dnonnelly e Cuch Jumbo.

A 9 de novembro estreia-se no Teatro da Politécnica o espetáculo O Novo Dancing Elétrico, do inglês Enda Walsh, um autor já da casa, com encenação também de Silva Melo e interpretações de Andreia Bento, Antónia Terrinha, Isabel Muñoz Cardoso e Pedro Carraca.

E, já em 2017, a 11 de janeiro, chega A Estupidez, do argentino Rafael Spregelburd, com encenação de João Pedro Mendes.

Entretanto, os Artistas Unidos vão estar também no Teatro São Luiz onde, de 19 de janeiro a 5 de fevereiro, terminam o ciclo dedicado ao dramaturgo norte-americano Tennessee Williams. Depois de Gata em Telhado de Zinco Quente, Doce Pássaro da Juventude e Jardim Zoológico de Vidro, Jorge Silva Melo encena A Noite da Iguana de Tennessee Williams com Nuno Lopes, Maria João Luís e Joana Bárcia nos papéis principais. A Noite da Iguana segue depois para o Teatro Nacional São João, no Porto, onde estará de 9 a 26 de fevereiro.

Neste momento, e até ao próximo dia 30 de julho, está em cena no Teatro da Politécnica o espetáculo A Inqueitude, do suíço Valère Novarina, com Eduardo Breda e encenação de Francis Seleck.

Mais Notícias