Editora quer imprimir a Wikipedia em mil livros

A alemã PediaPress lançou uma campanha de angariação de fundos para imprimir os mais de quatro milhões de artigos da Wikipedia em inglês em mil livros de 1200 páginas cada um.

"Pensamos que a melhor maneira de transmitir o tamanho da Wikipedia é transformá-la fisicamente em livros", defendem os responsáveis, que recorreram ao site indiegogo.com para tentar angariar 50 mil dólares para pôr o projeto em prática.

Os livros serão depois expostos numa estante que terá mais de dez metros de comprimento por 2,5 metros de altura na conferência Wikimania 2014, que se realiza em agosto em Londres. A data limite da angariação de fundos é 11 de abril e o projeto contava hoje de madrugada com quase três mil dólares.

Os mil livros da Wikipedia terão 1200 páginas cada e serão numerados de forma contínua. Terão capa rígida e imagens, que serão a preto e branco. Mas a editora PediaPress (que nos últimos cinco anos criou milhares de livros a partir do conteúdo da Wikipedia) não afasta a hipótese de poder imprimir a cores.

O único problema é que assim que forem impressos, os livros ficarão automaticamente desatualizados, já que a Wikipedia possibilita uma atualização constante das suas entradas, graças ao trabalho de 20 milhões de voluntários.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG