'Tabu' no segundo lugar da lista da 'Sight & Sound'

O filme português Tabu, de Miguel Gomes, está em segundo lugar na lista de melhores filmes de 2012 elaborada por 100 críticos para a revista inglesa Sight & Sound, uma das mais prestigiadas publicações especializadas em cinema.

O primeiro lugar é ocupado por The Master, de Paul Thomas Anderson, o filme americano com Philip Seymour Hoffman e Joaquin Phoenix que teve ante-estreia portuguesa no Estoril Film Festival e que chega a todas as salas em janeiro. E, logo a seguir, encontramos Tabu, filme protagonizado por Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira, entre outros, e no qual Miguel Gomes faz uma viagem às memórias de uma África colonial.

Na crítica publicada em setembro na Sight & Sound, Trevor Johnston referia-se a "este extraordinário terceiro filme de Miguel Gomes", com o seu preto-e-branco, como "simplesmente belo. Ao nível da Academia, no mínimo".

Veja o trailer de Tabu:

Nesta altura do ano, são várias as publicações que elaboram listas de melhores filmes do ano. A Sight & Sound publicou a sua lista na edição impressa e já está a ser comentada por vários sites e blogues.

A lista prossegue com outro dos filmes mais falados deste ano, Amour, de Michael Haneke, com estreia esta semana em Portugal. No quarto lugar encontra-se o filme francês Holy Motors, de Les Carax, que se estreia nas salas portuguesas no início de 2013. O top-5 fica completo com Beasts of a Southern Wild, primeira longa-metragem do realizador norte-americano Benh Zeitlin (filme que pôde ser visto em ante-estreia também No Estoril Film Festival e que ainda não tem data estreia comercial entre nós).

Berberian Sound Studio, de Peter Strickland (Reino Unido), Moonrise Kingdom, de Wes Anderson (EUA), Beyond the Hills, de Nuri Bilge Ceylan (co-produção Roménia-Franca-Bélgica), Cosmopolis, de David Cronenberg (Canadá-França), Era Uma Vez na Anatólia, de Nuri Bilge Ceylan (Turquia-Bósnia), e This is not a film, de Mojtaba Mirtahmasb e Jafar Panahi (Irão) completam a lista da revista.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG