'Les Miserables' e 'Argo' repartem prémios

A adaptação do musical baseado no romance de Victor Hugo somou três prémios e 'Argo' ganhou dois, um deles o de Melhor Realizador, para Ben Affleck.

Foi uma noite de premiação repartida entre vários filmes. Argo, de Ben Affleck, sobre o caso do sequestro da embaixada norte-americana em Teerão no início da década de 80 terminou a edição 2013 dos Globos de Ouro como um dos "grandes" vencedores ao conquistar o prémio de Melhor Realizador e vencer a categoria de Melhor Filme - Drama. Maior ainda foi todavia a soma de prémios arrebatados pela adaptação ao grande ecrã de Les Miserables, que venceu as categorias de Melhor Filme - Comédia ou Musical, Melhor Ator (para Hugh Jackman) e Melhor Atriz Secundária (para Anne Hathaway). O outro filme a ganhar algum destaque na premiação foi Django Libertado, de Quentin Tarantino, que deu ao realizador o Globo de Ouro para Melhor Argumento e o de Melhor Ator Secundário a Christoph Waltz em Django Libertado.

Na secção "drama", o Melhor Ator foi Daniel Day Lewis (em Lincoln, de Steven Spielberg) e Jessica Chastain (em 00.30 Hora Negra, de Kathryn Bigelow). Na premiação para "comédia ou musical" Jennifer Lawrence venceu Melhor Atriz (em Guia Para Um Final Feliz).

O Globo de Ouro de Melhor Canção foi para Skyfall, interpretada por Adele e Mychael Dana venceu o prémio de Melhor Banda Sonora com a música que assinou para A Vida de Pi, de Ang Lee. O Melhor Filme em Língua Estrangeira foi Amor, de Michael Haneke, que entretanto conquistou cinco nomeações para os Óscares.

No espaço da ficção televisiva, o telefilme Game Change, osobre a campanha de da ex-governadora do Alasca Saran Palin nas eleições Presidenciais norte-americanas de 2008 foi o título mais premiado, somando três Globos de Ouro, um deles dando uma distinção de Melhor Atriz a Julianne Moore, que veste a pele da protagonista. Segurança nacional também arrecadou três prémios e Girls venceu em duas categorias.

Os Globos de Ouro são atribuídos anualmente pela associação dos jornalistas estrangeiros em Hollywood. Juntamente com os prémios das associações de críticos e os das várias associações técnicas, representam importantes pistas sobre o que poderemos esperar na noite de atribuição dos Óscares.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG