José Miguel Ribeiro apresenta Filmes na Praça

O realizador José Miguel Ribeiro fundou uma nova produtora de cinema, a Filmes da Praça, que pretende contrariar o clima de crise e trabalhar "numa escala mais humana" e aberta a novos nomes, disse à agência Lusa.

A Filmes da Praça apresenta-se hoje em Lisboa, com o lançamento, na Fnac do Chiado às 18.30, de um DVD com seis curtas-metragens, entre as quais as premiadas 'Viagem a Cabo Verde', de José Miguel Ribeiro', e 'Os Olhos do Farol0, de Pedro Serrazina.

A produtora tem sede em Montemor-o-Novo, ocupando um pequeno espaço no mercado municipal. É aí que a pequena estrutura da Filmes da Praça tem desenhado o trabalho na área do cinema, capitalizando os conhecimentos e o percurso premiado de José Miguel Ribeiro, mas também na área das residências artísticas, em parceria com o centro artístico Espaço do Tempo, de Rui Horta.

Em tempo de fortes constrangimentos orçamentais, de falta de apoios financeiros, José Miguel Ribeiro decidiu avançar com a produtora, porque quer "continuar a trabalhar em cinema".

"O que aprendi na Sardinha em Lata [a anterior produtora de co-fundou] é que quero escolher uma escala mais humana. Que os filmes que quero fazer não são os das grandes estruturas e das grandes produções. É uma escala mais humana. Eu acredito no cinema e acredito que este vai continuar", defendeu.

Do currículo da Filmes da Praça fazem parte, por exemplo, o documentário de animação "Viagem a Cabo Verde", "Passeio de domingo", ambos de José Miguel Ribeiro, ou "Olhos de farol", de Pedro Serrazina, além de "AmareloAzulPreto", de Marta Ribeiro, fruto já de uma residência artística.

Todos eles estão no DVD "6 frutos de Outono", a apresentar na quinta-feira, objeto de cinema que, para o realizador, fecha um ciclo, quando fica acessível ao público.

José Miguel Ribeiro, 45 anos, é um dos mais premiados realizadores do cinema português de animação, nomeadamente com "Viagem a Cabo Verde" e "A suspeita", distinguido com o Cartoon d'Or, prémio europeu para o cinema de animação.

Enquanto produtor, José Miguel Ribeiro quer incentivar novos realizadores a fazerem cinema pela Filmes da Praça: "Queremos receber realizadores que queiram concretizar aqui um projeto, numa semana de residência".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG